O presidente Donald Trump disse, nesta sexta-feira (13), que a relação dos Estados Unidos com a Venezuela é “muito boa” e que planeja visitar o país.
Os elogios de Trump à líder interina da Venezuela, Delcy Rodríguez, vêm na sequência da captura do ditador venezuelano Nicolás Maduro pelos EUA em janeiro, e ocorrem num momento em que o governo Trump tenta impulsionar acordos petrolíferos no país.
“Vou fazer uma visita à Venezuela”, disse Trump a repórteres na Casa Branca, embora não tenha dado maiores detalhes.
“Temos uma ótima relação com a presidente da Venezuela”, disse Trump, observando que os Estados Unidos estão “trabalhando em estreita colaboração” com Rodríguez no acesso ao petróleo.
“Eu diria que a relação que temos agora com a Venezuela é nota 10”, acrescentou Trump.
Questionado pela Reuters se reconheceria Rodríguez como representante oficial do governo, Trump respondeu: “Sim, já fizemos isso. Estamos lidando com eles e, na verdade, até agora eles têm feito um ótimo trabalho.”
A Casa Branca não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre se a posição oficial dos EUA em relação ao governo de Rodríguez mudou.
Autoridades do governo Trump deixaram claro nas últimas semanas que os EUA não reconheciam o governo interino de Rodríguez como legítimo.
O secretário de Energia dos EUA, Chris Wright, disse na quinta-feira (12) que Rodríguez é a “presidente interina” que trabalha com os Estados Unidos na Venezuela.
Wright afirmou que os EUA não irão “ditar a Delcy qual será seu papel no futuro” em possíveis eleições futuras, deixando essa decisão a cargo do povo venezuelano.
Por sua vez, Rodríguez, em entrevista à NBC News nesta semana, chamou Maduro de “presidente legítimo” da Venezuela.
*Com informações de CNN

