HOMENAGENS ESPECIAIS DO TROFÉU CULTURA
No próximo dia 25 de fevereiro no Teatro Riachuelo, realizo a cerimônia de premiação da XXIIª edição do Troféu Cultura, referente aos destaques da produção artística no ano de 2025 no RN.
Este ano vamos premiar a Personalidade Cultural de 2025, o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, além de homenagens especiais, como o estilista mossoroense que mora em Nova Iorque, Júlio César, o promotor de Justiça e marchand, Manoel Onofre Neto e o cantor Liz Nôga. O evento celebra a diversidade cultural do RN, contemplando dez categorias nos segmentos da música, teatro, artes visuais, audiovisual, dança, literatura e projetos culturais, além de menções honrosas e homenagens especiais, como as que publico na coluna de hoje. O Troféu Cultura é realizado com patrocínio do Governo do Estado, Secretaria de Estado da Cultura – Secult, Lei Câmara Cascudo, COMJOL, Prefeitura do Natal, Lei Djalma Maranhão e Ocean Palace e conta com o apoio cultural da Fecomércio, Probec, Teatro Riachuelo e divulgação da revista Premiere BR.
LIZ NÔGA – CANTO

O cantor Lis Nôga construiu uma trajetória marcante na música potiguar. Com interpretações sensíveis e presença cênica forte, conquistou o público e a crítica. A consistência de sua carreira reflete dedicação, talento e identidade artística. Reconhecido por sua contribuição cultural, ele atravessa gerações com sua música. Agora, tem sua história celebrada em grande estilo no Troféu Cultura.
MANOEL ONOFE NETO – PROMOTOR DE JUSTIÇA

O promotor de Justiça do RN, Manoel Onofre Neto, revela fora dos tribunais um lado sensível e atuante como marchand e incentivador da cultura potiguar. Reconhecido por seu olhar apurado para as artes plásticas, ele construiu ao longo dos anos uma relação próxima com artistas locais.
Seu apoio vai além da apreciação estética, traduzindo-se em estímulo concreto à produção artística. Manoel Onofre Neto atua como ponte entre criadores e colecionadores. Seu trabalho contribui para a valorização e circulação da arte no estado. Participa ativamente de exposições, projetos e iniciativas culturais.
PERSONALIDADE CULTURA 2025 – MARCELO QUEIROZ

O presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz é o grande mentor das ações culturais da instituição e será homenageado como Personalidade Cultura de 2025. Sob sua liderança em 2025 a Fecomércio ampliou investimentos e fortaleceu a economia criativa em todo o estado, destacando a entrega do Teatro Sesc Sandoval Wanderley, reaberto após mais de 15 anos, projetos de formação como o LabMais, ampliando oportunidades para jovens nas áreas de arte, mídia e tecnologia. Teve ainda eventos de rua, como o Sesc Parada na Ladeira, que movimentaram o Centro Histórico de Natal. A literatura também ganhou destaque com lançamentos de livros e ações de leitura. Somente em 2025, mais de meio milhão de reais foram destinados a editais culturais. As iniciativas consolidam a Fecomércio/RN, na gestão do presidente Marcelo Queiroz, como referência no apoio a cultura no RN.
JÚLIO CÉSAR – ESTILISTA

O estilista Júlio César, natural de Mossoró, construiu uma carreira internacional mantendo viva a identidade brasileira. Radicado em Nova Iorque, onde mora e trabalha, transformou a cidade em ponte entre o Brasil e o mundo. Suas criações carregam referências das raízes nacionais, traduzidas em linhas, cores e texturas autorais. Todas as coleções são produzidas no Brasil, reforçando seu vínculo com seu país de origem. Reconhecido por instituições internacionais, Júlio alia moda, arte e emoção em seu trabalho. Júlio César representa o talento potiguar no cenário da moda global.
FOTOS DE BEBETO TORRES
Ainda em tempo de informar que as fotos do aniversário do empresário Marino Eugênio e do filho Luciano Almeida, publicadas na edição de janeiro de 2026 da revista Premiere BR, são de Bebeto Torres, a quem aqui damos o devido crédito.
PAÇOCA DE PILÃO


O restaurante Paçoca de Pilão celebra 36 anos de história e, na última sexta-feira, reuniu clientes, amigos e admiradores da gastronomia potiguar em uma noite especial, na Praia de Pirangi do Norte.
A comemoração contou com show de Diogo das Virgens & Banda, além de bolo e parabéns. Um dos destaques foi a exposição fotográfica assinada por Giovani Rodrigues. O cardápio, referência no RN, reafirmou a excelência da paçoca de carne de sol feita artesanalmente no pilão. A casa é reconhecida como patrimônio gastronômico do RN. A celebração também exaltou o espírito empreendedor dos fundadores, Giovani Rodrigues e sua mãe, D. Adalva Rodrigues, que mantém viva a tradição e a identidade da marca. Uma noite que celebrou sabor, memória e empreendedorismo familiar.

