Os secretários de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coelho, e da Administração Penitenciária, Helton Edi Xavier da Silva, assinaram nesta terça-feira (10) a ordem de serviço para o início das obras do projeto de reestruturação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário das penitenciárias de Alcaçuz e Rogério Coutinho Madruga.
De acordo com Gustavo Coelho, a obra representa uma solução definitiva para o esgotamento sanitário deste complexo penitenciário. A declaração foi feita logo após a assinatura da ordem de serviço, ao lado do secretário da SEAP [Administração Penitenciária] e do representante da empresa responsável pela execução dos serviços. O investimento na obra é de R$ 1,8 milhão.
“Trata-se de um projeto importante, considerando a expansão do uso da área. A obra vai ampliar e assegurar uma nova estrutura para o sistema de esgotamento sanitário, adequando-o às normas técnicas, sanitárias e ambientais”, afirmou.
O secretário explicou ainda que, com a ampliação e a reforma, os efluentes passarão a ser direcionados ao sistema da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), até o ponto de tratamento.
“Do ponto de vista sanitário, ambiental e de infraestrutura, isso é fundamental para instalações que têm grande relevância para o Sistema Penitenciário do Estado e, portanto, também está relacionado com as condições necessárias para que se possa continuar avançando na segurança pública do Rio Grande do Norte”, destacou.
Já o secretário Helton Edi reforçou que o projeto tem relevância ambiental e impacto direto no planejamento do Sistema Penitenciário. “É uma questão essencial, uma vez que a ampliação do complexo penitenciário exigia essa solução definitiva para esse problema de infraestrutura”, explicou.
Segundo ele, a obra resolve de forma permanente o desafio do saneamento em Alcaçuz. “Houve tentativas pontuais e paliativas, mas essa intervenção soluciona definitivamente o problema e entra para a história do Complexo”, concluiu.

