As chuvas registradas entre a noite de quinta-feira (5) e a tarde desta última sexta-feira (6) provocaram pontos de atenção em Natal, incluindo o transbordamento da Lagoa de Captação do Jardim Primavera, no bairro Nossa Senhora da Apresentação, na Zona Norte da capital. Apesar do volume significativo, não houve registro de pessoas desabrigadas ou ocorrências consideradas graves, durante o período
De acordo com dados pluviométricos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), os maiores acumulados foram registrados na Urbana (58,8 mm), Guarapes (52,4 mm) e Pajuçara (47,2 mm). Informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontaram ainda 48,51 mm na Cidade Alta e 31,66 mm em Nossa Senhora da Apresentação.
Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), o transbordamento da Lagoa do Jardim Primavera está relacionado a uma obra em andamento na Rua José Luís da Silva, que impactou temporariamente o sistema de drenagem da área. A pasta informou que o serviço deve ser concluído até abril.
Durante o período chuvoso, equipes municipais monitoraram lagoas de captação e pontos considerados críticos de alagamento. A cidade conta atualmente com 82 lagoas de captação, e, segundo a prefeitura, apenas uma registrou transbordamento.
A Defesa Civil informou que manteve monitoramento contínuo das áreas de risco e reforçou que o atendimento à população funciona 24 horas, por meio do telefone 190, do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).
A previsão meteorológica indica que o tempo deve permanecer nublado, com possibilidade de novas chuvas ao longo do fim de semana, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

