Um paciente de 58 anos, morador da Praia da Pipa, é o caso com suspeita de infecção pelo fungo Candida auris no Rio Grande do Norte. Antes de ser transferido para Natal, o homem permaneceu internado por 15 dias na Unidade Mista de Saúde de Tibau do Sul, no litoral potiguar.
Em nota, a Prefeitura de Tibau do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que o paciente esteve internado entre os dias 1º e 16 de janeiro em decorrência de um quadro de descompensação cardíaca. Após esse período, ele foi encaminhado ao Hospital da Polícia Militar, onde foi identificada a presença do fungo.
Segundo a prefeitura, uma amostra foi coletada e enviada para exame laboratorial em uma unidade especializada fora do estado, com o objetivo de confirmar o diagnóstico e realizar análise técnica. A administração municipal destacou que, durante a internação na unidade de saúde de Tibau do Sul, não houve identificação do Candida auris, nem registro da presença do fungo no ambiente hospitalar local ou em outros pacientes.
Como medida preventiva, os profissionais de saúde que tiveram contato com o paciente estão sendo monitorados, conforme protocolos técnicos e sanitários, até que novas orientações sejam emitidas pelos órgãos competentes de vigilância em saúde. A nota ressalta ainda que, até o momento, não é possível determinar a origem do contágio, nem o local ou as circunstâncias em que a infecção ocorreu.
A Prefeitura de Tibau do Sul informou que segue em articulação com os órgãos de saúde e vigilância sanitária e que mantém as medidas necessárias para garantir a segurança de profissionais, pacientes e da população.

