Natal registrou chuvas durante a madrugada e o início da manhã desta sexta-feira. Em razão do volume de água, equipes de drenagem da Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) iniciaram, ainda nas primeiras horas do dia, trabalhos de desobstrução do sistema de drenagem urbana em diferentes pontos da cidade.
As ações se concentraram na limpeza de bocas de lobo, caixas coletoras, poços de visita e trechos de galerias pluviais que apresentaram obstruções, causadas principalmente pelo descarte irregular de lixo nas vias públicas. Entre os locais atendidos estão a Avenida Nevaldo Rocha, as avenidas 5, 7 e 8, além de outros corredores viários da capital.
De acordo com a Urbana, a presença de resíduos sólidos no sistema de drenagem compromete o escoamento da água da chuva, favorecendo alagamentos e gerando transtornos à mobilidade urbana. O trabalho das equipes tem como objetivo restabelecer o funcionamento adequado da rede e reduzir os impactos provocados pelas chuvas.
“O descarte irregular de lixo é um dos principais fatores que contribuem para o entupimento das bocas de lobo e das galerias de drenagem. A Urbana realiza esse trabalho de forma contínua, mas a colaboração da população é fundamental para evitar novos transtornos”, afirmou o presidente da Urbana, Alvamar Vale.
A companhia reforça que jogar lixo nas ruas é infração prevista na legislação municipal e também na legislação ambiental federal, podendo configurar crime ambiental. A orientação é que os resíduos sejam descartados corretamente, nos locais e horários adequados da coleta, contribuindo para o bom funcionamento do sistema de drenagem e para a limpeza da cidade.

