A plataforma de jogos Roblox alterou as regras na última quarta-feira (7), restringindo o uso do chat para crianças. A partir de agora, jogadores terão que verificar a idade e só poderão conversar com usuários de faixas etárias parecidas. A medida não agradou parte do público, que começou uma série de protestos virtuais na plataforma.
Vários prints da “Revolta do Roblox” começaram a circular nas redes sociais. Com seus avatares, usuários levam “cartazes” às “ruas” do jogo, que simula ambientes reais. Há protestos bem criativos: frases como “Quero injustiça”, uma Maria Antonieta manifestante e até uma referência à música “Cálice”, de Chico Buarque.
Até o influenciador Felca, que viralizou em 2025 por falar sobre segurança infantil na internet, foi alvo desses protestos.
Ele publicou que recebeu mensagens como “eu vou te matar” e “você não tem direito a proibir nada das crianças”. O nome dele também apareceu em cartazes nas manifestações virtuais.
Essa não é a primeira vez que a plataforma é usada para protestos. Nos Estados Unidos, enquanto aconteciam os protestos contra o Serviço de Imigração e Alfândega (ICE), em Los Angeles, alguns jogadores reproduziram as manifestações dentro da plataforma.
O que mudou?
Conhecida por ser popular entre crianças e adolescentes, a Roblox já teve que revisar diversas vezes seus sistemas de moderação e suas políticas de comunicação em escala global.
Com as mudanças, os usuários precisarão comprovar a idade pelo sistema de verificação facial para usar o chat. Crianças menores de 9 anos só terão o uso permitido com autorização de responsáveis, enquanto quem tiver mais de 13 anos poderá conversar somente com usuários de idades próximas.
De acordo com a Roblox, a regra foi projetada para evitar que crianças menores de 16 anos se comuniquem com adultos.
As mudanças foram testadas em algumas regiões em dezembro de 2025 e, em janeiro, foram implantadas globalmente.

A plataforma também afirma que as imagens coletadas para a verificação facial são apagadas depois da análise, e os usuários podem contestar o resultado caso a identificação esteja errada.
A empresa diz que o procedimento integra um conjunto de medidas de segurança, que envolve filtros automáticos, regras mais rigorosas e vigilância contínua.
O Roblox enfrenta pressão para reforçar a proteção de crianças. Em agosto, a plataforma foi processada no estado da Louisiana, nos EUA, sob acusação de permitir que predadores sexuais “prosperem, se unam, cacem e vitimizem menores”.
O que é Roblox?
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/H/Y/L6r7F1QgKad92s5uK7MA/roblox-1.png)
Ao contrário do que parece para quem não conhece tão bem, Roblox não é um jogo em si.
Na verdade, trata-se de uma plataforma online de games que também oferece ao público ferramentas para criarem seus próprios jogos – disponível de graça para computadores, aparelhos móveis e Xbox One.
No catálogo, os usuários encontram milhões de games, todos criados pela própria comunidade.
A plataforma online de games existe desde 2006, mas cresceu nos últimos cinco anos e se popularizou de verdade este ano, durante a pandemia de Covid-19.
Segundo a plataforma, são mais de 151 de usuários ativos. Em 2021, a empresa estimava que metade das crianças com menos de 16 anos nos Estados Unidos jogava alguma das milhões de criações no catálogo.
*Com informações do g1

![[VÍDEO]A revolta do Roblox: jogadores fazem protesto virtual após restrição do chat para crianças](https://diariodorn.com.br/wp-content/uploads/2026/01/X2Twitter.com_G-tTTnRaMAAhSPi.jpg)