O presidente do Sebrae, Décio Lima, cumpre agenda institucional no Rio Grande do Norte nos dias 12 e 13 de janeiro, com compromissos voltados ao desenvolvimento sustentável, inovação, energias renováveis e fortalecimento dos territórios do interior do estado. A visita marca também a ampliação das ações do Polo de Energias Renováveis, iniciativa estratégica do Sistema Sebrae com sede no RN.
Em entrevista, o diretor-superintendente do Sebrae no Rio Grande do Norte, Zeca Melo, destacou o protagonismo do estado no cenário energético nacional. Segundo ele, o RN reúne características únicas ao concentrar, ao mesmo tempo, a maior produção de energia eólica do país, forte presença na área fotovoltaica e liderança na produção de petróleo em terra. “Esse polo envolve tudo isso. Do ponto de vista do Sebrae Nacional, o foco é trabalhar as energias renováveis com inovação, mercado e acesso ao crédito para as pequenas empresas brasileiras”, afirmou.
De acordo com Zeca Melo, o novo ciclo do projeto terá duração de dois anos e contará com investimento de R$ 6 milhões. O objetivo é fortalecer micro e pequenos negócios que atuam tanto na cadeia produtiva das energias renováveis quanto no consumo dessas soluções. “Vamos trazer é apoio para inovação, eficiência energética e sustentabilidade. Queremos ajudar desde o fornecedor até quem utiliza, como uma pousada, por exemplo, a reduzir custos e melhorar sua gestão energética”, explicou.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Sebrae Nacional, o Sebrae-RN e a Federação das Indústrias, com atuação integrada ao Senai, onde funciona o polo. Para o superintendente, a escolha do Rio Grande do Norte não foi por acaso. “Aqui já existe um hub de grandes empresas. A proposta é inovar trazendo a pequena empresa para dentro dessa engrenagem maior, colocando a roda pequena dentro da roda grande”, disse.
Zeca Melo ressaltou ainda que o momento marca não apenas uma inauguração, mas a renovação e ampliação de uma parceria já existente. Após dois anos dedicados à implantação do polo, tem início agora a fase de expansão, com atuação nacional ainda mais robusta. “Esse é o polo com maior participação de Sebraes do país. Na segunda fase, que chamamos de maturidade do programa, teremos todos os Sebraes envolvidos”, afirmou.
Para o dirigente, o Rio Grande do Norte sintetiza os principais desafios e oportunidades do setor energético brasileiro. “Aqui se discute energia em todas as suas dimensões: eólica, solar, petróleo e gás, além das expectativas em torno da margem equatorial. Por isso, faz todo sentido que esse polo nacional esteja sediado no estado”, destacou.
A presença do presidente Décio Lima no RN, segundo Zeca Melo, simboliza a importância estratégica da iniciativa e inaugura o ciclo de visitas institucionais do Sebrae em 2026. “Recebemos o presidente com muita satisfação. Esse momento reforça o papel do Rio Grande do Norte como referência nacional no debate sobre energia, inovação e desenvolvimento sustentável”, concluiu.

