Os contribuintes têm até esta sexta-feira (9), para garantir o desconto de 16% no pagamento antecipado do IPTU 2026. O benefício é válido para a quitação em parcela única e inclui, no mesmo boleto, a Taxa de Lixo e, no caso de terrenos, a Contribuição de Iluminação Pública (Cosip). A medida é coordenada pela Secretaria Municipal de Finanças (Sefin).
O desconto é destinado a contribuintes que estavam em dia com os tributos municipais até 30 de dezembro de 2025 e que efetuarem o pagamento dentro do prazo estabelecido. Segundo a Sefin, a iniciativa busca estimular a regularidade fiscal e facilitar o planejamento financeiro dos contribuintes.
De acordo com o secretário titular da Sefin, Marcelo Oliveira, este é um momento decisivo para quem deseja garantir o benefício. “O pagamento antecipado do IPTU oferece uma vantagem concreta ao contribuinte, com economia imediata e diversas facilidades de pagamento. Nosso objetivo é garantir clareza, praticidade e acesso para que cada cidadão possa escolher a melhor forma de quitar seus tributos”, destacou o secretário.
Para ampliar o acesso ao benefício, a Prefeitura enviou pelos Correios mais de 118 mil boletos a contribuintes adimplentes até o fim de novembro. De acordo com a Secretaria, cerca de 32 mil pagamentos já foram realizados de forma integral. A pasta também informa que a emissão e reemissão de boletos pode ser feita pelos canais digitais, com o objetivo de agilizar o atendimento.
O atendimento presencial está disponível apenas para contribuintes sem pendências fiscais. Já quem possui débitos deve utilizar exclusivamente os canais digitais, como o WhatsApp da Sefin, para regularização da situação e emissão de boletos.
Os contribuintes que não aderirem ao pagamento antecipado poderão optar pelo parcelamento do IPTU em até dez vezes. Os carnês serão enviados pelos Correios, com vencimento da primeira parcela em 20 de fevereiro para imóveis das zonas Sul e Leste, e em 20 de março para imóveis das zonas Norte e Oeste.
Emissão do boleto
Os boletos podem ser emitidos ou reemitidos pelo portal da Secretaria Municipal de Finanças, no endereço natal.rn.gov.br/sefin, ou pelo portal Directa (directa.natal.rn.gov.br). Também há atendimento automatizado via WhatsApp, no número (84) 98786-1990, mediante envio da mensagem “Oi” e, em seguida, “IPTU2026” ou o código “116”.
Formas de pagamento
O IPTU 2026 pode ser pago por meio de PIX, em qualquer banco, além de convênios com o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Também estão disponíveis opções de pagamento por cartão de crédito e pelos canais digitais do Banco do Brasil. Correntistas da instituição podem quitar o imposto diretamente pelo aplicativo, internet banking ou terminais de autoatendimento, sem necessidade de emissão de boleto.

