Ao comentar um possível veto ao PL (Projeto de Lei) da Dosimetria, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que Jair Bolsonaro (PL) “tem que pagar” pela trama golpista que resultou na condenação do ex-presidente a 27 anos e três meses de prisão.
“Quando [o PL da Dosimetria] chegar a minha mesa, eu tomarei uma decisão. Farei aquilo que entender que deva ser feito, porque ele [Bolsonaro] tem que pagar pela tentativa de golpe, de destruir a democracia desse país”, disse Lula em entrevista à TV Alterosa nesta quinta-feira (11).
Na madrugada de quarta-feira (10), a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que reduz as penas dos envolvidos na tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022 e nos atos de 8 de janeiro de 2023. A proposta beneficia Bolsonaro, que pode ter sua pena drasticamente reduzida.
“Não adianta ele ficar choramingando. Se ele tivesse a minha postura quando perdi três eleições, a postura do PSDB quando perdeu três eleições, a postura de todo mundo que é democrata e respeita as instituições, ele não estaria preso. Poderia estar concorrendo nas eleições”, continuou Lula.
O ex-presidente está detido em uma cela especial na Superintendência da PF (Polícia Federal) em Brasília.
Ainda segundo o chefe do Planalto, Bolsonaro tentou “encurtar o caminho” ao articular um golpe de Estado para se manter na Presidência da República mesmo após ter sido derrotado nas urnas.
Lula avalia vetar pontos do PL da Dosimetria, que está sob análise do Senado. No entorno do presidente, há o entendimento de que o chefe do Executivo deve marcar posição política no assunto, ainda sob o risco de seus vetos serem derrubados pelo Congresso Nacional.
*Com informações de CNN

