A maior campanha natalina do país, o tradicional Papai Noel dos Correios, segue em ritmo acelerado em todo o Rio Grande do Norte e entra agora na reta final. Celebrando 36 anos de existência e marcada pela emoção das histórias enviadas ao bom velhinho, a iniciativa convoca a sociedade a ajudar a tirar do papel milhares de sonhos de crianças da rede pública de ensino e de instituições sociais.
Neste ano, cerca de 6,4 mil cartinhas foram selecionadas no estado. Elas foram escritas por alunos da educação infantil e do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, além de crianças atendidas por abrigos, projetos sociais e por famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os pedidos, quase sempre simples, vão de brinquedos e bolas a material escolar, calçados, livros de colorir, carrinhos, bonecas, kits de maquiagem e pelúcias. Para muitas dessas crianças, o gesto de generosidade dos padrinhos representa a única chance de receber um presente de Natal.

Com a proximidade do fim da campanha, o cenário é de prateleiras esvaziando rapidamente. No Blog do Noel, por exemplo, restavam apenas 12 cartas até esta quinta-feira (04). Algumas agências já zeraram suas cartinhas, enquanto outras ainda mantêm poucas disponíveis. Na capital, a Central de Natal, localizada na Ribeira, continua recebendo interessados. Unidades como a de Parnamirim e o ponto no shopping Seaway também registram movimento constante de madrinhas e padrinhos em busca de cartas remanescentes.
Além das agências da capital, participam da ação unidades dos Correios em diversos municípios, entre eles Ceará-Mirim, Macaíba, Parnamirim, Angicos, Apodi, Areia Branca, Assu, Caicó, Currais Novos, Felipe Guerra, Goianinha, Mossoró e Santa Cruz. Quem desejar adotar uma cartinha pode procurar presencialmente uma agência participante ou acessar o endereço eletrônico blognoel.correios.com.br.
A superintendente estadual dos Correios no Rio Grande do Norte, Jaqueline Costa, destaca o significado da campanha e seu impacto na vida das crianças. “Com grande alegria e sentimento de gratidão à população potiguar, celebramos mais uma edição da campanha Papai Noel dos Correios, que este ano completa 36 anos, ajudando a tirar sonhos do papel. Milhares de cartinhas emocionantes, escritas por alunos da rede pública de ensino, da educação infantil do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental e por crianças em situação de vulnerabilidade social, estão disponíveis para adoção nas agências e no Blog Noel”.

Ela reforça ainda a importância do envolvimento da sociedade para que nenhum pedido fique sem resposta. “Por meio de palavras e desenhos, as crianças contaram um pouco da sua história e abriram seus corações para o bom velhinho, com pedidos singelos como material escolar, brinquedos e calçados. Para muitas delas, é a única oportunidade de receber um presente de Natal. Por isso, contamos com a solidariedade de todos vocês para superarmos a marca de 6 mil crianças atendidas aqui no Rio Grande do Norte”. As doações precisam ser entregues nas agências identificadas e acompanhadas do cabeçalho da carta adotada, garantindo que cada presente chegue ao seu destinatário correto. Quem não dispuser de tempo para escolher uma cartinha, mas desejar contribuir, pode deixar uma doação no ponto de coleta dos Correios, que se encarregará de direcioná-la para uma das crianças participantes.

