O Dezembro Vermelho, campanha nacional dedicada à prevenção do HIV/aids e das demais infecções sexualmente transmissíveis, marca um período de mobilização social, educativa e assistencial em todo o país. No Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) integra o movimento com ações voltadas ao fortalecimento do diagnóstico precoce e do cuidado contínuo.
Nesse sentido, a Sesap, por meio do Programa Estadual de IST, Aids e Hepatites Virais, elaborou uma Nota de Mobilização, recomendando que as secretarias municipais de saúde realizem atividades direcionadas à prevenção, diagnóstico e tratamento precoce das IST, durante a campanha do Dezembro Vermelho. Além disso, a Sesap orienta que as secretarias divulguem amplamente os serviços de suas regiões de saúde que disponibilizam atendimento de PrEP HIV e PEP HIV e outras IST, bem como adotem medidas para facilitar o acesso da população aos preservativos internos e externos.
A intensificação das ações preventivas é de grande importância nesse período, diante da chegada das festas de fim de ano, quando há uma maior exposição às práticas de risco, devido às situações de vulnerabilidade pelo uso do álcool ou por uma maior frequência de relações sexuais com parceiros eventuais e sem prevenção adequada.
Ao longo deste mês, os hospitais da rede estadual que são referência neste atendimento promoverão uma programação especial, reunindo atividades de sensibilização, testagem, rodas de conversa e orientações voltadas aos usuários e profissionais de saúde.
Em Mossoró, o Hospital Rafael Fernandes, realizará 13ª edição do “Seminário de Atualização em HIV/aids: conectando saberes e práticas no trabalho em rede”, nos próximos dias 03 e 04, das 19h às 22h, por meio da plataforma Microsoft Teams. A programação contará com duas mesas-redondas. A primeira abordará os desafios e possibilidades na atenção à saúde das doenças infectocontagiosas, e a segunda trará uma discussão sobre a transmissão vertical do HIV e saúde da mulher.
O objetivo do seminário é fortalecer a rede de cuidado, integrando os diferentes níveis de atenção, a fim de contribuir para o aprimoramento da prática profissional e melhoria da qualidade da assistência prestada às pessoas vivendo com HIV/aids.
Em Natal, o Hospital Giselda Trigueiro, por meio do projeto Nossa Vida em Cores, desenvolvido desde 2018, promove ações educativas contínuas voltadas a usuários, acompanhantes, profissionais e parceiros institucionais, sempre com foco no cuidado integral.
A iniciativa utiliza as campanhas nacionais e internacionais, representadas por diferentes cores, como estratégia para dialogar sobre saúde pública e autocuidado, transformando espaços como salas de espera, auditórios e salas de aula em ambientes de troca e acolhimento.
Em 2025, uma das campanhas priorizadas é a do Dezembro Vermelho. Ao longo do mês, o Hospital Giselda Trigueiro executará uma série de ações educativas e preventivas, incluindo exposições dialogadas dirigidas a universitários, estudantes do ensino médio, usuários dos serviços de saúde e profissionais. As atividades incluem ainda a oferta de testagem para HIV, sífilis e hepatites virais e distribuição de materiais informativos sobre prevenção e combate ao HIV/AIDS.
Cenário epidemiológico
Segundo o mais recente Boletim Epidemiológico elaborado pelo Programa Estadual de IST, aids e Hepatites Virais, em 2024, foram registrados no RN 464 casos de Aids, mostrando uma redução de 4,1% em relação ao ano anterior. Já entre janeiro e setembro de 2025, foram notificados 309 casos, valor inferior ao observado no mesmo período de 2024, quando foram identificados 359 casos.
Em 2024, foram registrados 1.126 casos de infecção pelo HIV, 129 gestantes infectadas pelo vírus e 144 óbitos por Aids, o que corresponde a um aumento de 26,4% na taxa de mortalidade, quando comparado ao ano de 2023.
De acordo com dados do SICLOM, o RN possui atualmente cerca de 13.672 pacientes realizando tratamento para HIV/Aids em 16 Serviços de Atenção Especializada (SAE), localizados nos municípios de Natal, Parnamirim, Macaíba, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, São José de Mipibu, Santa Cruz, São Paulo do Potengi, Caicó, Currais Novos, Mossoró e Pau dos Ferros.

