O Flamengo venceu o Palmeiras por 1 a 0, neste sábado (29), e se tornou tetracampeão da Libertadores em Lima, no Peru. Em um jogo tenso de ambos os lados, o Rubro-Negro teve domínio da posse de bola desde os minutos iniciais do primeiro tempo e pressionou o Alviverde por um gol, que só saiu na segunda etapa da partida.
Em um escanteio cobrado por Carrascal, Danilo subiu sozinho na área e cabeceou sem chances para Carlos Miguel. Após o gol, o Palmeiras começou a pressão para tentar empatar, mas o Alviverde não conseguiu a reação e ficou com o vice.
Primeiro tempo cercado de tensão
O Flamengo chegou primeiro na área com boa arrancada e cruzamento de Bruno Henrique para Arrascaeta, que não conseguiu chutar. Aos quatro minutos, o Rubro-Negro teve o primeiro escanteio da partida que não causou perigo ao gol de Carlos Miguel. A pressão continuou incisiva por parte da equipe carioca, que dominou a posse de bola no primeiro tempo de partida.
Aos dez minutos, Raphael Veiga tomou o primeiro cartão amarelo do jogo após cometer falta em Carrascal. Aos 14, Bruno Henrique chegou com perigo na frente do gol, mas chutou para fora por cima do travessão. Em seguida, Samuel Lino sobrou sozinho na esquerda e finalizou cruzado, mas a bola passou raspando a trave.
A primeira chegada do Palmeiras foi aos 17 minutos com uma cobrança de falta de Raphael Veiga, que Rossi espalmou com facilidade. Aos 20 minutos, após ótima roubada de bola de Murilo, Khellven fez boa jogada e cruzou para Vitor Roque, que cabeceou com perigo.
Aos 29 minutos, após uma falta em Arrascaeta, Pulgar chutou o pé de Bruno Fuchs fora do lance e causou a primeira confusão entre os jogadores. O árbitro Darío Herrera decidiu apenas amarelar o volante do Flamengo enquanto Fuchs era atendido pela equipe médica alviverde.
O jogo ficou bem faltoso no fim do primeiro tempo com tensão para ambos os lados. Aos 42 minutos, Carrascal deu bom passe em profundidade para Bruno Henrique, que chegou antes de Carlos Miguel na área e tocou ao meio. Piquerez afastou o perigo. Nos acréscimos do fim do primeiro tempo, na sobra de uma falta, o lateral-esquerdo do Palmeiras chutou com perigo, mas a bola foi desviada pelo zagueiro Danilo.
Segundo tempo começa com pressão do Flamengo
Assim como no primeiro tempo, o jogo voltou do intervalo com pressão do Flamengo. Em jogada de Carrascal pelas laterais e cruzamento para a área, Khellven afastou para a linha de fundo e deu um susto na torcida palmeirense. Aos quatro minutos do segundo tempo, o Palmeiras aproveitou o contra-ataque e chegou com perigo na área, mas o ataque foi travado pela zaga rubro-negra.
Aos seis, Arrascaeta chegou com muito perigo na área, mas o chute foi travado por Gómez e a bola passou por cima da rede de Carlos Miguel. O goleiro quase cometeu um erro gravíssimo em falta cobrada por Carrascal ao sair esquisito no lance e a bola sobrar livre na área do Palmeiras. Jorginho tentou finalizar, mas o arqueiro se recuperou a tempo. Logo em seguida, Bruno Henrique disparou pela lateral, mas ao cruzar, foi cortado por Gustavo Gómez.
Danilo abre o placar para o Flamengo
Aos 22 minutos do segundo tempo, Carrascal cobrou escanteio, Danilo subiu mais alto do que todo mundo na área e cabeceou sem chances de defesa para Carlos Miguel. Herói improvável, que entrou na vaga de Léo Ortiz, que se recupera de uma lesão, o lateral esquentou o jogo. O Rubro-Negro fez a primeira substituição do jogo, Samuel Lino saiu para Everton Cebolinha entrar.
Palmeiras tenta a reação, mas falha
O Palmeiras foi para frente, Flaco López foi travado na área e Murilo perdeu uma chance. Abel Ferreira fez duas substituições para tentar a reação: Facundo Torres entrou no lugar de Allan e Felipe Anderson no de Raphael Veiga. O meia fez uma jogada perigosa na área que desmontou a zaga rubro-negra, mas a bola bateu em Danilo já caído e saiu para fora.
Aos 32 minutos, o português fez novas mudanças com as entradas de Giay e Ramón Sosa para as saídas de Murilo e Khellven. Dois minutos depois foi a vez de Filipe Luís mexer na equipe, tirar Arrascaeta, principal jogador do time, para a entrada de Luiz Araujo, mais um atacante. O treinador também escolheu substituir Bruno Henrique e colocar Juninho em campo.
Felipe Anderson deixou o gramado após sentir uma lesão e Maurício entrou. A dois minutos do fim, Vitor Roque isolou a bola embaixo da trave. No último lance de perigo, Everton Cebolinha cobrou a falta, Carlos Miguel saiu esquisito de novo e Carrascal finalizou perto. Fim de jogo. Flamengo campeão.
*Com informações do R7

