A tradicional Árvore de Mirassol, um dos principais símbolos do período natalino em Natal, foi acesa às 19h desta sexta-feira (28), marcando oficialmente o início da programação do Natal em Natal 2025, que se estende até 6 de janeiro. Considerada cartão-postal da cidade, a estrutura renovada voltou a atrair grande público no polo turístico e cultural da zona Sul.
Esta é a terceira grande instalação luminosa inaugurada dentro da programação deste ano. A árvore passou por um processo de modernização e, agora com 110 metros de altura, recebeu 28.800 luminárias digitais, o que representa um aumento de 20% na capacidade de iluminação. A nova tecnologia permite projeções de cores, formas, letras e mensagens temáticas.
Durante a cerimônia, o prefeito Paulinho Freire destacou o simbolismo da estrutura para a cidade e o trabalho da gestão na preparação do espaço.
“A Árvore de Mirassol é um orgulho para Natal e faz parte da emoção que esse período desperta. Trabalhamos para entregar um espaço mais bonito, moderno e acolhedor para as famílias”, afirmou.
Além da iluminação, outra novidade apresentada foi o novo pavilhão da Praça da Árvore, requalificado pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). O projeto, de conceito arquitetônico contemporâneo, apresenta formas orgânicas e duas estruturas sobrepostas, conferindo maior identidade visual ao local.
Com 584 m² de área coberta, o pavilhão recebeu cobogós decorativos, aplicações em madeira, paisagismo integrado, novos bancos de baixa absorção térmica, além de lixeiras, floreiras e balizadores. O espaço foi planejado para oferecer mais conforto e organização a expositores e visitantes.
O secretário Felipe Alves destacou o trabalho técnico desenvolvido pela equipe da Semsur.
“A modernização da árvore e da praça é resultado de um trabalho minucioso. Buscamos unir tecnologia, segurança e beleza para proporcionar uma experiência ainda mais especial”, disse.
Os artesãos que atuam no polo também aprovaram as melhorias. Expositora pela primeira vez, Andreza Oliveira elogiou a nova estrutura.
“A organização está maravilhosa. O pavilhão ficou muito mais moderno. Como expositora, noto ainda mais a diferença. A área coberta garante conforto; ninguém precisa sair na chuva”, avaliou.
O público que visitou o espaço na primeira noite também demonstrou satisfação. Valéria Fernandes, 40 anos, destacou a tradição de visitar o local todos os anos.
“Está bem mais iluminada. Hoje parei voltando do trabalho, mas quero vir com minha filha, que adora a casinha do Papai Noel”, comentou.
Para reforçar o clima natalino, quatro caminhões de coleta da Urbana foram decorados e posicionados ao redor da praça, chamando a atenção do público com luzes e adereços temáticos.
Além da árvore, os visitantes puderam conferir a tradicional Casinha do Papai Noel e o corredor luminoso montado no espaço, ampliando o espetáculo visual. A programação da noite foi encerrada com apresentação da Orquestra Sinfônica de Natal no Palco Principal.
Com a nova estrutura, a Prefeitura do Natal inicia mais uma edição do Natal em Natal, que promete movimentar a economia criativa, fortalecer o turismo e manter viva a tradição de reunir famílias no período. A expectativa é de que milhares de visitantes circulem pelo polo nas próximas semanas.

