Um incêndio atingiu o Hospital Dr. César Cals, no Centro de Fortaleza (CE), na manhã desta quinta-feira, 13, gerando uma operação de emergência para a retirada de pacientes da unidade. As chamas foram controladas rapidamente, em cerca de meia hora, pelo Corpo de Bombeiros. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Ceará confirmou que não houve vítimas.
O fogo, que se concentrou na subestação de energia interna do hospital, causou tumulto e motivou a transferência imediata de pacientes, incluindo bebês.
Transferências e Plano de Contingência
O Corpo de Bombeiros foi acionado às 10h50, e o incêndio foi contido por volta das 11h15. Duas equipes da corporação atuaram no local.
Para garantir a segurança, o fornecimento de energia e gás foi imediatamente interrompido. A Secretária de Saúde do Ceará, Tânia Mara Silva Coelho, esclareceu que o incêndio foi na parte externa da unidade, nas docas, e não dentro da área assistencial.
“Primeiro queria esclarecer que o incêndio ocorreu na subestação do hospital, subestação de energia, que é nas docas lá atrás, não foi dentro da área assistencial. A gente está fazendo um plano de contingência por segurança e proteção dos pacientes. Não existe nenhuma vítima,” disse a secretária.
Até o final da manhã, 15 pacientes tinham sido levados para outras unidades, e cerca de 40 transferências adicionais de pacientes da ala de médio risco estavam previstas, realizadas em “operação de comboio”. A Sesa informou que a transferência é uma medida de precaução e que o hospital precisará passar por adequações elétricas.
Causas e Apoio Emergencial
A Enel Ceará, distribuidora de energia elétrica, foi procurada e informou que o incêndio foi causado por um defeito interno na rede de energia local, sendo, portanto, de responsabilidade do próprio Hospital César Cals.
A companhia destacou as medidas de apoio:
- Realizou um desligamento emergencial preventivo na unidade para facilitar o trabalho das autoridades.
- Deslocou geradores e equipe especializada para prestar o apoio necessário durante a ocorrência.
As possíveis causas do incêndio estão sendo apuradas. A Sesa agradeceu, em nota, a agilidade dos profissionais envolvidos, forças de segurança e a população do entorno pela colaboração.

