Começa, neste domingo (09), o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Os portões de acesso aos locais de aplicação foram fechados às 13h. A aplicação das provas inicia-se às 13h30. O exame segue o horário de Brasília.
Os participantes terão cinco horas e meia para realizar as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias; redação; e ciências humanas e suas tecnologias. A prova deve ser respondida com caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente.
A participante Luna Mulatinho Sampaio vai fazer o Enem para testar seus conhecimentos e chegou cedo na Universidade de Brasília (UnB), seu local de prova, para garantir a pontualidade no exame. “Eu cheguei aqui na UnB para fazer o Enem e eu sou treineira. Estou fazendo justamente para ver como é a prova, para ano que vem eu já fazer para valer. Eu quero fazer o curso de direito. Estou nervosa, mas eu acho que vai dar tudo certo”, disse.
A aplicação termina às 19h. O participante com solicitação de tempo adicional aprovada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) terá direito a 60 minutos extras em cada dia de aplicação das provas. No caso de solicitação aprovada para o recurso de videoprova em Libras, o acréscimo será de 120 minutos.
Documentação
Para fazer o Enem, o participante deve apresentar um documento de identificação original com foto, emitido por órgãos oficiais, conforme especificado no edital.
São aceitos como documentos válidos:
- Carteira de Identidade (expedida por secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, polícia militar ou Polícia Federal);
- documentos de identificação profissional emitidos por ordens ou conselhos de classe reconhecidos por lei;
- passaporte;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme a Lei nº 9.503/1997;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) impressa e emitida após 27 de janeiro de 1997.
Documentos digitais com foto, como e-Título, CIN, CNH ou RG Digital, também poderão ser apresentados nos respectivos aplicativos oficiais ou na plataforma gov.br.
Já para os estrangeiros, os documentos válidos são: passaporte; identidade emitida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive refugiados, conforme a Lei nº 9.474/1997; Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) e o Documento Provisório de Registro Nacional Migratório (DPRNM), previstos na Portaria nº 11.264/2020; cédula de identidade civil ou documento estrangeiro equivalente emitido por Estado Parte ou Associado ao Mercosul.
Também serão aceitos os documentos digitais com foto, como a CRNM e o DPRNM, quando apresentados pelo aplicativo Carteira Digital do Migrante.
Não será permitido o uso de qualquer equipamento eletrônico. Esses itens devem ser guardados desligados no envelope porta-objetos, antes de o(a) participante entrar no local de aplicação. O envelope deve ser mantido debaixo da carteira, lacrado e identificado, durante toda a permanência do(a) inscrito(a) na sala.

