A entrega da segunda etapa das obras de mobilidade urbana está prevista para dezembro de 2025, e os recursos para a última e terceira etapa estão garantidos pelo PAC-3. A infraestrutura viária terá um novo formato de mobilidade, com pista dispondo de quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido, com todas as integrações e entroncamentos muito bem resolvidos.
As obras estão sendo realizadas nas avenidas Moema Tinôco, Tocantínea e Fronteiras, melhorando a mobilidade de cerca de 300 mil moradores da Zona Norte, região que abriga o maior contingente populacional de Natal. O investimento contempla as obras de iluminação e uma nova drenagem na área próxima ao Ginásio Nélio Dias, além de melhorias nas redes de esgoto e elétrica.
“Viremos primeiro com a CAERN, com as obras de água e esgoto, depois com a drenagem, ou seja, com a obra viária propriamente dita, e depois as obras na rede elétrica, retirando poste, deslocando rede, tudo novo”, disse o secretário da Infraestrutura, Gustavo Coelho. As pendências de desapropriação e pagamento de indenizações já estão resolvidas.
Finalizada a segunda etapa, serão iniciadas as obras da terceira fase, que está com o Ministério das Cidades, no PAC-3, como obra de mobilidade – corredor urbano de ônibus. “Já estivemos reunidos com a Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades, e com a Caixa Econômica Federal”, declarou Gustavo. O recurso previsto para a terceira etapa é de R$ 33 milhões. “A perspectiva é concluir a segunda etapa e já iniciar a terceira em seguida”, complementou.
OBRAS DE MOBILIDADE DA ZONA NORTE DE NATAL

Iniciada em 2007, as obras foram divididas em três etapas. No início das intervenções, a responsabilidade era da Prefeitura do Natal, e desde 2013 está sob a competência do Governo do Estado.
A primeira etapa está concluída – o viaduto da Redinha e o eixo Moema Tinôco/Conselheiro Tristão. A segunda etapa, em andamento, está dividida em dois eixos, denominados Meta 2A (Av. Moema Tinôco) e Meta 2B (Av. Tocantínea).
Na Meta 2A, ocorre a duplicação em toda a extensão da Avenida Moema Tinôco (1,5 km), incluindo a implantação de paradas de ônibus com abrigo de passageiros, passeio (calçadas) e ciclovia.
Já a Meta 2B inclui a Avenida Tocantínea, também com serviços de duplicação, incluindo trechos no encontro com a Avenida Moema e no acesso ao Ginásio Nélio Dias. Além disso, está também nessa meta a construção da alça “D” do Viaduto das Fronteiras.
Já na etapa três, que ainda não foi iniciada, o Governo do Rio Grande do Norte garantiu recursos na ordem de R$ 33 milhões para os estudos e a execução da Avenida das Fronteiras através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções.
 
		
 
									 
					