Autoridades brasileiras e americanas se reúnem na Malásia, neste domingo (26), para discutir a possível redução de tarifas sobre produtos brasileiros. O encontro é resultado direto das conversações entre os presidentes Lula e Donald Trump, que tiveram uma reunião considerada amistosa.
Durante o encontro, Lula apresentou argumentos comerciais e econômicos para demonstrar que as tarifas não seriam benéficas para os Estados Unidos. Trump respondeu positivamente ao pedido de reavaliação das taxas, determinando que representantes de ambos os países iniciassem as negociações imediatamente.
A delegação brasileira conta com a participação do chanceler Mauro Vieira e do secretário do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Rosa, enquanto os Estados Unidos são representados pelo secretário de Estado, Marco Rubio, e pelo secretário do Tesouro, Scott Bessent.
O objetivo do encontro é discutir a possível suspensão ou redução das tarifas, além de determinar quais setores econômicos poderiam ser beneficiados por essas mudanças.
Durante a interação com a imprensa que antecedeu as reuniões, Trump sinalizou que ambos os lados agiriam rapidamente nas negociações, cumprindo sua palavra com a realização do encontro entre as autoridades poucas horas após a conversa com Lula. A expectativa é que o petista conceda uma entrevista coletiva após a reunião para apresentar os resultados das negociações.
*Com informações da CNN
