A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal iniciou, nesta segunda-feira (20), uma ação de testagem para detecção de sífilis entre pessoas privadas de liberdade da capital. A iniciativa faz parte das atividades do Outubro Verde, mês dedicado ao combate à sífilis e à sífilis congênita, e é promovida pelos núcleos de Saúde Prisional e de IST/Aids e Hepatites Virais, vinculados ao Departamento de Atenção Básica (DAB).
Cerca de 395 pessoas privadas de liberdade da Cadeia Pública de Natal (CPN) Raimundo Nonato começaram a receber a testagem que pode detectar sífilis, uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) que, nos seus estágios mais graves, pode levar à morte.
“A testagem e o tratamento da sífilis no sistema prisional são ações essenciais de saúde pública. Garantem o diagnóstico precoce, evitam complicações graves e interrompem a transmissão. Além disso, representam um compromisso com o direito à saúde e com a dignidade das pessoas privadas de liberdade”, comentou Juliana Freire Correia, técnica de referência do Núcleo de Saúde Prisional do município.
Tayane Oliveira, coordenadora do Núcleo Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais da SMS Natal, reforça que a sífilis tem cura, por isso a importância da detecção precoce. “Essa é uma ação muito importante, tendo em vista que a população privada de liberdade é uma população muito vulnerável para adquirir esse tipo de doença”, disse, explicando que o resultado fica disponível em até 20 minutos, e, caso o teste seja positivo, o tratamento é iniciado imediatamente na instituição.
Outubro Verde em Natal
O Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita é lembrado anualmente no terceiro sábado do mês de outubro, que este ano aconteceu no último sábado (18), com diversas unidades de saúde realizando uma ação de sensibilização com a população sobre detecção, tratamento e cuidados contra a doença.
Durante todo o mês, a campanha Outubro Verde é desenvolvida nas unidades de saúde de Natal, promovendo ações educativas, realização de testes, distribuição de materiais informativos e orientação sobre os cuidados no pré-natal para evitar a transmissão da doença.
*Com informações de Tribuna do Norte