Para quem pensa que a preocupação de uma criança de 11 anos se resume à escola, é porque ainda não conhece Sophia Costa em cima de um tatame. A garota de São José de Mipibu, na Região Metropolitana de Natal, começou a praticar judô aos 9 anos de idade e, hoje, é uma das representantes brasileiras no Campeonato Sul-Americano de Judô, que acontece entre esta quarta-feira (22) e o domingo (26), na cidade de Assunção, no Paraguai.
Em entrevista, Sophia contou que se sente muito feliz pela conquista e ansiosa para viajar de avião pela primeira vez. Com tão pouca idade, mas já com uma responsabilidade enorme, a jovem destaca que treinou intensamente para o campeonato e quer dar o seu melhor. “Eu me sinto muito honrada de representar o Brasil e o Rio Grande do Norte. Vou lutar por eles com muito orgulho”, disse.
Cynthia Gomes, mãe de Sophia, explica que tudo começou no ano de 2023, quando, de forma simples e despretensiosa, matriculou a filha no judô apenas para que realizasse uma atividade extracurricular. O que ela não esperava era que a pequena ganhasse tanta notoriedade no esporte. “A sensei dela viu que, já nos primeiros treinos, ela tinha potencial. Então, com dois ou três meses de treino, a treinadora já pediu para ela competir. E, de lá pra cá, não parou mais”, relatou a mãe.

Com os ensinamentos das professoras Beatriz Sena e Clara Mariz, e apoio da Associação Futuro Campeão, a trajetória competitiva da judoca começou na Copa Natal de 2023, onde ela conquistou o segundo lugar. Mas foi no Campeonato Brasileiro de Judô, maior evento nacional da modalidade, que Sophia alcançou a oportunidade de representar o Brasil. A jovem ficou em terceiro lugar na categoria sub-13, e todos os atletas nessa posição foram convocados para disputar o Sul-Americano.
Para custear a viagem, Sophia e a família criaram uma vaquinha on-line. Cynthia conta que já conseguiu pagar as passagens, mas os valores ainda são altos, e por isso seguem recebendo doações para cobrir os custos de hospedagem e alimentação. “A gente teve pouco tempo para se organizar financeiramente, mas conseguimos com a ajuda de familiares, amigos e até pessoas desconhecidas. Estamos muito gratas a todos que contribuíram”, contou Cynthia.
Mãe e filha viajam juntas com a delegação brasileira nesta quarta-feira (22). A etapa de pesagem da categoria de Sophia acontece na sexta-feira (25), e as competições, no sábado (26).
“O judô me ajudou muito, me deixou mais disciplinada, mais responsável e mais saudável. É um esporte que ensina empatia e faz a gente crescer. Quero agradecer a todos que estão torcendo por mim e ajudaram de alguma forma. Vou dar o meu máximo para trazer essa medalha para o Brasil, para o RN e para minha cidade, São José de Mipibu”, concluiu Sophia.
As doações podem ser feitas através do link abaixo ou diretamente para o pix da atleta:
Sophia Costa Moreira Câmara
CPF:125746614-35
Banco C6