O diretor executivo do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), Ricardo Valentim, foi selecionado para integrar a lista dos 100 profissionais mais influentes na área da saúde, uma premiação anual promovida pela publicação HealthCare, do Grupo Mídia de Comunicação. Valentim é o único representante do Rio Grande do Norte a receber a honraria na categoria de Tecnologia e Inovação.
A cerimônia de premiação ocorrerá no próximo dia 6 de dezembro, em São Paulo, reunindo importantes nomes do setor. A escolha dos premiados foi baseada em votação no site do evento e em uma pesquisa de mercado conduzida pelo Conselho Editorial do Grupo Mídia. A lista oficial será divulgada pela primeira vez durante o evento e posteriormente em uma edição especial da revista Healthcare Management.
Ricardo Valentim já havia sido reconhecido anteriormente, figurando entre os 100 mais influentes em 2021 e também na lista dos mais influentes da década, entre 2011 e 2021, na mesma categoria.
Recentemente, ele foi destaque na revista Healthcare Management com a matéria “Fortalecendo a Economia da Saúde”, que aborda um projeto desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e a Universidade de Brasília (UnB).
“É importante deixar claro, frisar, destacar, que essa premiação é de toda uma equipe que compõem o LAIS, das pessoas que se devotam a estudar, pesquisar, entregar tecnologia que atuam como ferramentas de intervenção de saúde pública no SUS, que contribuem para melhorar a oferta dos serviços de saúde para os usuários do SUS. Essas pessoas são professores, estudantes, pesquisadores e instituições que cooperam com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde. Estamos muito felizes por receber esse reconhecimento tão importante para todos que fazem o nosso Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde”, declarou Ricardo Valentim.
O LAIS mantém colaborações com mais de 54 instituições globais, incluindo universidades dos Estados Unidos, França, e até países da África subsaariana, como a Tanzânia. Ricardo Valentim destacou a relevância do laboratório no cenário nacional, especialmente no Sistema Único de Saúde (SUS), e a importância do esforço conjunto de professores, estudantes e pesquisadores.
Formado em engenharia biomédica e com experiência internacional, o professor Valentim tem contribuído significativamente para a inovação em saúde. Atualmente, ele também é diretor do Centro Colaborador da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS), vinculado à Organização Mundial de Saúde (OMS), focando na inovação tecnológica em educação em saúde.