A governadora Fátima Bezerra recebeu, nesta segunda-feira (8), na sede do Governo do Estado, em Natal, o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern), Roberto Serquiz, e o coordenador de Pesquisa e Inovação do Senai-RN, Antônio Marcos Medeiros, para uma reunião estratégica voltada à consolidação de parcerias que impulsionem o desenvolvimento econômico sustentável do estado, especialmente nas áreas de energias renováveis, educação profissional e economia do mar.
Durante o encontro, três eixos centrais foram debatidos: a aplicação de recursos do Propag (Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados) na educação profissional; o projeto piloto de instalação de torres eólicas offshore em Areia Branca; e o reaproveitamento de plataformas oceânicas de petróleo para pesquisa científica.
Educação profissional e uso do Propag
A adesão do Rio Grande do Norte ao Propag, programa do Governo Federal, permite aos estados a renegociação de dívidas com a União e a destinação de parte desses recursos para áreas estratégicas, como educação, infraestrutura e garantias de Parcerias Público-Privadas (PPPs). Durante a reunião, foi discutida a possibilidade de canalizar parte desses recursos para fortalecer a formação profissional e técnica, sobretudo em setores ligados à transição energética e à economia azul.
Segundo a governadora, o investimento em educação profissional é um passo essencial para garantir que a população potiguar esteja preparada para os novos ciclos de desenvolvimento:
“Estas pautas são inovações que contribuem para manter o Rio Grande do Norte na vanguarda das energias renováveis. O nosso Governo trabalha para o presente e também no médio e longo prazo. Estas inovações posicionam o RN de forma estratégica para capturar recursos federais expressivos, com retorno positivo para o estado”, destacou Fátima Bezerra.
Projeto piloto de energia eólica offshore
Um dos destaques da reunião foi a apresentação do projeto da primeira planta piloto de energia eólica offshore do Brasil, que será instalada no litoral do RN, no município de Areia Branca. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Senai-RN, a Petrobras e o Ministério da Pesca.
O projeto prevê a instalação de dois aerogeradores, com potência combinada de 24,5 megawatts (MW), até 2027. As turbinas serão posicionadas a cerca de 4,5 km do Porto-Ilha de Areia Branca, em uma região marítima de profundidade entre 7 e 8 metros — considerada rasa, distante de recifes de coral e das principais zonas de pesca artesanal.
Além de pioneiro, o projeto servirá como base para pesquisas, desenvolvimento de tecnologias e regulamentação da geração de energia offshore no Brasil, antecipando os desafios e impactos dessa nova atividade industrial.
Reaproveitamento de plataformas para pesquisa
Outro tema discutido foi o reaproveitamento das plataformas oceânicas de petróleo que estão instaladas no litoral potiguar e que deverão ser descomissionadas nos próximos anos. A proposta é transformar essas estruturas em laboratórios de pesquisa voltados à economia do mar — conceito que envolve o aproveitamento sustentável dos recursos marinhos para geração de emprego, renda e conhecimento.
“Para evitar que elas sejam inutilizadas, pretendemos aproveitá-las para instalar laboratórios de estudos e pesquisas sobre a economia do mar. A governadora encampou a sugestão e vai levar o assunto para reunião com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, que visitará o RN no início de outubro”, explicou Roberto Serquiz.
Articulação e continuidade
O presidente da Fiern reforçou a importância de manter um canal de diálogo eficiente com o Governo do Estado para garantir a continuidade e a agilidade dos projetos:
“Propomos parcerias que venham a evitar entraves no andamento dessas iniciativas, com a gestão estadual atuando nos âmbitos local e federal para evitar atrasos. A governadora nos recebeu muito bem e definiu pontos focais para que os projetos possam efetivamente ter andamento sem percalços”, declarou Serquiz.
Presenças na reunião
Além da governadora e dos representantes da Fiern e do Senai-RN, participaram da reunião os secretários Carlos Eduardo Xavier (Fazenda), Guilherme Saldanha (Agricultura, Pecuária e Pesca), Daniel Cabral (Comunicação), o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Hugo Fonseca, a subsecretária de Pesca da Sape, Luísa Medeiros, e o superintendente federal de pesca no RN, David Soares.
*Com informações de ASSECOM – RN