O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou nesta quarta-feira (27), que a alta na taxa básica de juros, hoje em 15% ao ano, é um problema maior para a economia nacional que o tarifaço de Donald Trump.
Marinho foi questionado por jornalistas sobre o impacto do juro alto no mercado de trabalho.
“Peço para o santo dos juros baixar esse juro, esse é o principal problema, maior que o tarifaço. Precisamos de redução de juros urgentemente para a atividade se manter”, disse.
O ministro destacou que, no cenário mais desfavorável, o Brasil poderia perder até 320 mil empregos devido ao aumento das tarifas. No entanto, ressaltou que as medidas adotadas pelo governo para apoiar os empresários devem evitar esse impacto.
As empresas exportadoras que optarem por crédito subsidiado precisarão se comprometer com a manutenção dos postos de trabalho.
No total, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) irá disponibilizar R$ 40 bilhões em crédito para apoiar as empresas afetadas.
“Creio que passaremos por isso, e tenho certeza que o comércio exterior brasileiro sairá mais forte”, concluiu o ministro.
*Com informações de CNN

