TRAIÇÃO
A chapa café com leite não resistiu a um ano e azedou. A vice-prefeita Kátia Pires cumpriu com sua natureza e traiu a prefeita Nilda Cruz antes do prazo de uma gestação.
ADVERSÁRIOS
Kátia Pires passou a conspirar contra a gestão de Nilda com aliados da própria prefeita. Segundo informações da Cohabinal, Kátia municiava vereadores com fatos que considerava negativos da gestão que tinha sua filha e seu marido como secretários.
DESCOBERTA
Os próprios vereadores trataram de alertar a prefeita Nilda sobre a conspiração que estava ocorrendo em sua gestão. Diferente de Taveira, que deixou Kátia conspirar e usar o governo ao mesmo tempo, Nilda fez diferente e afastou a traidora de imediato.
CONSPIRAÇÃO
Quase todo vice é um conspirador nato. Há exceções. Mas, em geral, o vice sente o desejo incontrolável de assumir o lugar do titular por vias transversas. Geralmente, por atos de traição.
Não existe coisa pior na política do que um traidor disfarçado de amigo.
DECISÃO
A decisão de Nilda, de exonerar a filha e o marido de Kátia foi acertadíssima. Você pode até conviver com um traidor sem saber; mas, ao descobrir a punhalada traiçoeira não pode titubear, tem que ter decisão.
INVESTIMENTO
A situação de Kátia estava tão insustentável que ela teria até procurado empresário para investir financeiramente no processo de Impeachment de Nilda.
AVALIAÇÃO
Na vida e na política há momentos de avançar e de recuar. Há recuo estratégico que não significa derrota; apenas momento de reavaliação. Esses ensinamentos deveriam servir para a vereadora Brisa Bracchi, alvo de processo de cassação na Câmara.
RITO
Câmara, Assembleia e Congresso são soberanos quando o tema é interno. A Justiça só se envolve se o rito legal for quebrado. Fora disso, as decisões do Parlamento não sofrem qualquer ingerência externa.
COMPORTAMENTO
Havia por parte dos vereadores governistas que assinaram a abertura do processo de cassação de Brisa, um sentimento que a perda do mandato era muito forte e alguns já sinalizavam para uma punição que preservasse o mandato da petista. Esse quadro mudou.
MUDANÇA
A agressividade de pessoas e políticos ligados a Brisa em relação aos demais vereadores, provocou uma mudança de sentimento na Casa. Se não houver um ‘bombeiro’ que transite bem entre oposição e governo para contornar, será inevitável a cassação da vereadora Brisa Bracchi. No Parlamento, a maioria é soberana.
RETALIAÇÃO
De nada vai adiantar a retaliação em relação aos opositores de Brisa. Pode até provocar desgaste público, mas não produz nada de concreto contra os parlamentares na Câmara. Brisa deve escolher que caminho trilhar, se vai valer a brisa da reflexão ou a tempestade da cassação.
CHAPA
Deputado Benes Leocádio monta uma chapa para o Senado em que a filiação não é o mais importante. Ele diz que uma vaga é de Babá Pereira, municipalista como ele; e a outra vai para Zenaide Maia.
BRASÍLIA
Como dito aqui na semana passada, o ex-prefeito Álvaro Dias circulando bem em Brasília para conversas com integrantes da cúpula partidária e afagos no aliado que estava distante, Rogério Marinho.
SAÚDE
Ex-deputado Ricardo Motta participou ontem do 12 em ponto da 98 FM e revelou que o filho Rafael sofreu duas quedas fortes, o que provocou fraturas. Ricardo tranquilizou que não há lesão na coluna que comprometa os movimentos.