Três adolescentes que cumprem medida em unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Norte – Fundase/RN receberam nota máxima pelos trabalhos inscritos na 8ª edição do Concurso de Redação realizado pela Defensoria Pública da União (DPU), com o tema “Os Desafios da Saúde dos Povos Indígenas do Brasil”. Uma servidora também recebeu menção honrosa. O resultado foi divulgado no dia 15 de agosto.
Dois socioeducandos do Case Mossoró ficaram com o primeiro e o terceiro lugares do Rio Grande do Norte. Outro, do Case Pitimbu, em segundo lugar. Todos receberam nota 10 e a classificação ficou por conta de critérios enumerados pelo edital, que estabelece: “Em caso de empate, serão consideradas vencedoras as redações que obtiverem as maiores notas nos seguintes critérios: I. criatividade; II. conteúdo; III. pertinência temática; IV. clareza no desenvolvimento das ideias; V. candidato com maior idade”.
Os jovens participaram na Categoria-Redação III: estudantes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental e do 1° ao 3° ano do Ensino Médio, em cumprimento de medida socioeducativa de internação.
A servidora Valéria Ingrid da Silva, assistente social no Case Caicó, recebeu menção honrosa pelo terceiro lugar na Categoria-Redação VI: servidores/as atuantes no sistema socioeducativo e do sistema penitenciário de todo o Brasil, estatutários ou não, inclusive do Sistema Penitenciário Federal.
No total, são oito categorias de premiação, entre alunos, escolas e estabelecimentos socioeducativos e prisionais. O concurso tem o objetivo de fomentar o debate sobre temas cruciais para os direitos humanos, promovendo a reflexão e o fortalecimento da cidadania entre jovens e adultos em diversas situações de vulnerabilidade.
O tema deste ano reflete os complexos desafios enfrentados pelo sistema de saúde ao lidar com as especificidades culturais e territoriais dos povos indígenas. Em um cenário marcado pela falta de acesso, questões logísticas e invasões a territórios, as populações indígenas enfrentam problemas como a falta de saneamento básico, contaminação ambiental e barreiras linguísticas.
São parceiros do 8º Concurso de Redação da DPU: a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), a Receita Federal do Brasil (RFB), Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), Secretarias Estaduais e Distrital de Educação, Secretarias Estaduais de Administração Penitenciária e a Fundação Pitágoras.