Os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se encontrarão na Casa Branca na próxima segunda-feira (18), conforme anunciado por Zelensky na madrugada deste sábado (16) e confirmado por Trump. A reunião terá como principal objetivo discutir os próximos passos para tentar encerrar a guerra na Ucrânia, após a reunião de Trump com o presidente russo, Vladimir Putin, não ter resultado em um acordo de cessar-fogo.
Até o momento, não há informações sobre a possível participação de líderes europeus ou do próprio Putin na reunião de segunda-feira.
Zelensky, em uma nota publicada no X, sugeriu ainda uma reunião trilateral entre Rússia, Ucrânia e Estados Unidos, apoiando a proposta de Trump. “A Ucrânia enfatiza que questões-chave podem ser discutidas diretamente entre os líderes, e o formato trilateral é adequado para isso”, declarou o presidente ucraniano. Ele também confirmou o encontro em Washington, D.C., e expressou sua gratidão pelo convite: “Na segunda-feira, me encontrarei com o presidente Trump para discutir todos os detalhes sobre o fim dos assassinatos e da guerra.”
Após seu encontro com Putin na sexta-feira (15), Trump fez uma ligação de uma hora para Zelensky, com a presença de sete líderes europeus, incluindo o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, o presidente da Finlândia, Alexander Stubb, o presidente da Polônia, Karol Nawrocki, e o presidente da França, Emmanuel Macron. Trump comentou que “muitos pontos foram acordados” durante a conversa, embora ainda restem alguns a serem resolvidos, incluindo um considerado o mais significativo. “Há boas chances de chegarmos lá. Putin quer parar de ver pessoas sendo mortas”, disse Trump, sem entrar em detalhes.
*Com informações de Estadão