O ato em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, em São Paulo, reuniu 37,6 mil pessoas neste domingo (3), segundo metodologia do Monitor do Debate Político do Cebrap em parceria com a ONG More in Common, que consiste em usar imagens da multidão capturadas por drones.
A contagem foi feita no momento de pico da manifestação, às 15h33, a partir de fotos aéreas analisadas com software de Inteligência Artificial. A margem de erro de 12% indica um público entre 33,1 mil e 42,1 mil participantes.
Em comparação, a última manifestação pró-Bolsonaro em São Paulo, ocorrida no final de junho, reuniu 12,4 mil pessoas na Av. Paulista, segundo a mesma metodologia. Em abril, outra manifestação convocada pelo ex-presidente reuniu 44,9 mil pessoas. Em fevereiro de 2024, ato com o ex-presidente reuniu 185 mil pessoas no mesmo local.
No dia 7 maio, um ato com Bolsonaro a favor da anistia aos envolvidos nos ataques aos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023, realizado em Brasília, reuniu 4 mil manifestantes, segundo o monitor.
Em março, um ato pró-anistia com a presença do ex-presidente reuniu 18,3 mil pessoas em Copacabana, no Rio, segundo o Monitor e a ONG.
Como foi feita a contagem, segundo o levantamento:
- Foram tiradas fotos em quatro diferentes horários (14h12, 14h55, 15h15 e 15h33), totalizando 62 imagens;
- Para o cálculo da multidão, foi utilizado o método Point to Point Network (P2PNet), desenvolvido por pesquisadores da Universidade de Chequião, na China, e pela empresa Tencent. O software foi treinado com um dataset anotado de fotos de multidões da Universidade de Xangai e outro com imagens brasileiras da USP;
- No método, um drone captou imagens aéreas da multidão e o software analisou automaticamente essas imagens para identificar e marcar as cabeças das pessoas.
- Utilizando Inteligência Artificial (IA), o sistema localizou cada indivíduo e calculou quantos pontos correspondiam a pessoas na imagem, processo que garantiu uma contagem precisa, mesmo em áreas densas;
- Segundo os pesquisadores, o método tem precisão de 72,9% e uma acurácia de 69,5% na identificação de indivíduos. O erro percentual absoluto médio na contagem é de 12%, para mais ou para menos, em imagens aéreas com mais de 500 pessoas.
Como foi a manifestação
Apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) se reuniram na Avenida Paulista, no Centro de São Paulo, na tarde deste domingo (3), para um ato organizado pelo pastor Silas Malafaia.
Os apoiadores do ex-presidente levaram faixas e cartazes com críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e pedidos de anistia aos condenados pela tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023, medida que pode beneficiar Bolsonaro.
O ex-presidente não pôde estar presente por conta das medidas restritivas impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, a pedido da Procuradoria-Geral da República. Entre as cautelares, estão o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de sair de casa aos finais de semana e à noite e proibição de usar redes sociais.
*Com informações do g1