A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), publicou o Edital de Chamada Pública nº 004/2025, que visa selecionar artesãos e empreendimentos da economia solidária interessados em participar da 30ª edição da Multifeira Brasil Mostra Brasil. O evento será realizado entre os dias 22 e 31 de agosto, das 16h às 22h, no Centro de Convenções de Natal, na Via Costeira.
Coordenada pelo Departamento de Gestão Empreendedora, Artesanato e Economia Solidária da Semtas, a iniciativa integra o calendário de valorização do artesanato local e da economia solidária, promovendo a exposição e comercialização de produtos autorais em um espaço coletivo voltado para fortalecimento da cultura regional.
Serão disponibilizadas 30 vagas, distribuídas da seguinte forma: 23 para artesãos individuais, 5 para empreendimentos econômicos solidários e 2 voltadas à culinária, essências, plantas e saboaria artesanal.
As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas presencialmente, entre os dias 29 de julho e 1º de agosto, das 9h às 13h (exceto no último dia, que será até 12h), no Departamento de Gestão Empreendedora (Rua Esplanada Silva Jardim, 109 – Ribeira).
O interessado deve entregar envelope lacrado contendo toda a documentação exigida, além de amostras dos produtos a serem avaliados pela comissão técnica de curadoria. Para a categoria de culinária, os produtos deverão ser entregues no dia 4 de agosto.
A avaliação levará em consideração critérios como referência à cultura popular, qualidade e acabamento, criatividade, consciência ambiental e funcionalidade dos produtos. Cada item terá peso específico, e será necessário atingir pelo menos 60 pontos para classificação. Em caso de empate, terão preferência pessoas idosas, com maior tempo de atuação no artesanato e maior pontuação nos critérios principais.
A secretária da Semtas, Nina Souza, destacou a importância do evento para os empreendedores da cidade. “Essa é uma oportunidade concreta para que os nossos artesãos ampliem sua visibilidade, comercializem seus produtos e fortaleçam a economia criativa local. A Prefeitura do Natal vem mantendo o compromisso de valorizar o fazer artesanal como expressão de identidade e geração de renda”, afirmou.
O cronograma completo e a íntegra do edital estão disponíveis no Diário Oficial do Município. Os participantes devem ficar atentos às datas e acompanhar as publicações oficiais.
Confira o Edital clicando aqui.