O Rio Grande do Norte foi selecionado para ser o estado piloto na implementação do uso da biometria no acesso e manutenção de benefícios da seguridade social. A iniciativa foi anunciada durante o evento Transformação Digital: um governo para cada pessoa, realizado no Palácio do Planalto, em Brasília.
O projeto, resultado de uma parceria entre o governo federal e a CAIXA, pretende testar a coleta biométrica para garantir maior segurança e facilitar o atendimento à população, especialmente àqueles com dificuldades no uso de canais digitais. Para isso, serão utilizadas estruturas móveis como Agência Barco, Caminhão e Contêiner para ampliar o acesso em áreas remotas e vulneráveis.
Durante a cerimônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o decreto que regulamenta o uso da biometria na concessão, renovação e manutenção dos benefícios sociais. A Carteira de Identidade Nacional (CIN) foi definida como base para o cadastro biométrico.
Também foi lançado o aplicativo da CIN, que permite a validação oficial e gratuita dos dados do documento, disponível em formato físico ou digital e com número único nacional vinculado ao CPF. Até o momento, mais de 30 milhões de unidades do documento foram emitidas em todo o país.
O evento ocorreu na quarta-feira (23), e contou com a presença da ministra Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos), dos ministros Alexandre Padilha (Saúde), Ricardo Lewandowski (Justiça e Segurança Pública), Sidônio Palmeira (Secom) e outras autoridades.