As inscrições do Exame Nacional de Residência (Enare), coordenado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), foram prorrogadas até 30 de julho. O Enare é um processo seletivo unificado, de âmbito nacional, voltado a selecionar candidatos para ingresso em Programas de Residência Médica e de Residência Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde. Nos três Hospitais Universitários do Rio Grande do Norte, são oferecidas mais de 150 vagas.
No Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol-UFRN) são oferecidas 91 vagas nos 26 programas de Residência Médica, 33 vagas para os Programas de Residência multiprofissional em Saúde da Criança, Terapia Intensiva Adulto, Cardiologia e Atenção à Saúde Mental e 2 no Programa de Residência Uniprofissional em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais.
Para a chefe do Setor de Gestão do Ensino do Huol, Deborah Dinorah a oferta das vagas por meio do Enare evidencia o potencial do hospital na formação especializada. “O Huol se destaca como o maior centro de formação do estado, assumindo a responsabilidade pela qualificação de 26 especialidades médicas, 4 multiprofissionais e 1 uniprofissional voltada à cirurgia e traumatologia bucomaxilofaciais”, enfatiza.
No Hospital Universitário Ana Bezerra (Huab-UFRN), são 33 vagas oferecidas, distribuídas em 5 oportunidades para residência em pediatria, 5 em medicina de família e comunidade, 3 em anestesiologia e 4 em ginecologia e obstetrícia. Também são oferecidas vagas para residência em atenção à saúde materna infantil nas áreas de psicologia, serviço social, nutrição, odontologia, enfermagem, fisioterapia e farmácia, além de enfermagem obstétrica, com duas vagas para cada residência.
De acordo com o chefe do Setor de Gestão do Ensino do Huab, Pedro Henrique Silva de Farias, o hospital oferece uma formação baseada em competências. “Verificamos que as residências em saúde aqui no nosso hospital é um potente cenário para uma formação cidadã, baseada numa educação interprofissional e na prática colaborativa. O resultado desse trabalho é o cuidado que as pessoas, família e sociedade irão receber, cuidado humanescente, em que o residente consiga compreender aquele usuário em sua totalidade”, enfatiza.
Na Maternidade Escola Januário Cicco (Mejc-UFRN) são ofertadas 34 vagas, sendo 12 para residência em ginecologia obstétrica, 5 em neonatologia, 2 em endoscopia ginecológica, 1 em mastologia e 14 vagas em neonatologia multiprofissional.
De acordo com a chefe do Setor de Gestão do Ensino da Mejc, Ana Karla Monteiro Santana de Oliveira Freitas, a MEJC tem participado ativamente do Enare desde a sua segunda edição, por acreditar na força de um processo seletivo unificado, democrático e de alcance nacional. “Por meio do Enare, ampliamos o acesso de candidatos de todo o Brasil às nossas vagas, fortalecendo a qualidade da formação em saúde e promovendo a equidade no ingresso” destaca.
Sobre a Ebserh
Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.