O operador de máquinas pesadas Genesis Moreira, natural de Macau, no Rio Grande do Norte, conquistou o primeiro lugar na terceira etapa regional do Desafio Mundial dos Operadores Caterpillar, realizada nesta quinta-feira (24), em Fortaleza-CE.
Ao lado dele, os cearenses Jozias Alves e Franci Ramalho, ambos de Caucaia (CE), alcançaram o segundo e terceiro lugares, respectivamente, e avançam também para a etapa nacional.
A competição reuniu quinze profissionais de todo o Nordeste, na capital cearense. Os participantes foram desafiados a demonstrar habilidade, técnica e segurança ao operar equipamentos como escavadeiras, carregadeiras e retroescavadeiras em diversas provas ao longo do dia.
“Foi uma etapa emocionante, com alto nível técnico entre os competidores. Como o previsto, tivemos uma disputa acirrada, que revelou os três melhores profissionais entre todos os presentes que demonstraram, desde o início, grande destreza e domínio das máquinas”, avaliou Rodrigo Millen, gerente geral da Sotreq Fortaleza.
Desafio CAT
O Desafio Mundial dos Operadores (Global Operator Challenge 2025–2026) é uma competição global, promovida pela Caterpillar, para reconhecer os melhores profissionais da operação de máquinas pesadas. Esta edição teve início com seletivas regionais em várias partes do mundo. No Brasil, já foram realizadas provas em Jaguariúna-SP, Aparecida de Goiânia-GO e, agora, Fortaleza-CE.
Os três classificados da etapa cearense disputarão a final nacional em setembro, em Piracicaba-SP. O campeão nacional representará o Brasil na etapa latino-americana, e poderá chegar à grande final global, marcada para março de 2026, em Las Vegas-EUA, durante a CONEXPO-CON/AGG – a maior feira de construção da América do Norte.