O PT lançou mais um vídeo nas redes sociais, desta vez com o lema “Defenda o Brasil, diga não aos traidores”. A publicação desta quarta-feira (23) faz críticas aos defensores da anistia ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado, e também aos “super-ricos que nunca querem pagar a conta”, em referência às mudanças na tributação propostas pelo governo.
Produzido com o uso de inteligência artificial, o vídeo compara o Brasil a um “grande navio” e alerta para o risco de “jogar milhões ao fundo só para o ex-capitão se salvar”. A cena é acompanhada pela imagem de um rosto que se assemelha ao de Jair Bolsonaro. “Defenda o Brasil. Diga NÃO aos traidores da democracia”, diz a legenda da publicação.
O ex-presidente foi alvo de uma operação da Polícia Federal no último dia 18 de julho e atualmente cumpre medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica e restrições na comunicação com outros investigados no inquérito sobre a tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
A decisão judicial se baseia na avaliação de que Bolsonaro e seu filho, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), atualmente nos Estados Unidos, teriam cometido crimes como coação no curso do processo, ao pressionarem o STF por meio de sanções impostas pelo governo norte-americano. O objetivo seria interferir na ação penal a que o ex-presidente responde pelo plano golpista.
O vídeo do PT também retoma o discurso a favor da tributação dos “super-ricos”. A legenda afirma:
“Enquanto o povo luta para manter o navio, bolsonaristas tentam afundá-lo para salvar o inelegível e blindar os super-ricos que nunca querem pagar a conta.”
O governo Lula tem defendido propostas como o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil. Em suas campanhas, o governo argumenta que as medidas não representam aumento de impostos, mas sim uma forma de promover a “justiça tributária”.
*Com informações do Estadão