O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), anunciou que o tradicional “Natal em Natal” passará por uma reformulação a partir deste ano. A proposta é transformar o evento em um grande espetáculo fixo de apelo nacional, com forte potencial turístico e econômico, inspirado em experiências de sucesso como a de Gramado (RS). A principal novidade será a criação de um “Auto de Natal”, como espetáculo para atrair a população e visitantes.
“Natal em Natal, nós estamos pensando em fazer um grande espetáculo, porque eu acho que o que traz o turista para cá não é show. O Natal tem que ter o seu espetáculo próprio, como tem Gramado. Se tiver uma novidade toda, o turista passa a vir, e era uma maneira da gente já antecipar bem a alta estação”, afirmou Paulinho.
O prefeito antecipou que uma equipe que realiza o festival de Parintins – tradicional Festa do Boi no Amazonas – está na cidade desde segunda-feira (21) para estudar locação para o novo espeáculo natalense e natalino.
Segundo ele, a ideia é construir um projeto que vá além da programação musical, concentrando esforços em iluminação cênica, encenação artística e ambientação temática com alto nível de produção. A inspiração vem de grupo especializado na produção visuail de Parintins, com quem a Prefeitura já iniciou conversas. “Eles estão vendo alguns locais, foram na Arena das Dunas, porque a gente pensa em fazer um auto de Natal, pra que possa tornar uma coisa turística, uma cidade bem iluminada”, explicou.
Além disso, a Praça da Árvore de Mirassol, onde tradicionalmente ocorrem as celebrações natalinas, passará por uma reforma para abrigar, em definitivo, a cenografia da data do nascimento de Jesus Cristo. O objetivo, segundo o prefeito, é transformar Natal em referência nacional durante a época mais simbólica do ano para a cidade que leva o próprio nome da data, com cenário que permanecerá fixo durante o ano todo.
Segundo o prefeito, o investimento será estratégico. Paulinho destacou que o custo da locação de estruturas temporárias durante o mês de dezembro supera o valor da reforma da Praça de Mirassol, que passará a ter uma estrutura permanente. “A locação de equipamentos na época do Natal custa mais do que a reforma que nós vamos fazer. E vai ficar permanente. Então é uma obra que vem para ficar”, destacou.
Transporte público: Paulinho reconhece falhas históricas e promete revitalização total

O prefeito de Natal, Paulinho Freire (União Brasil), afirmou que a licitação do transporte público da capital potiguar está em fase final de ajustes e deve ser publicada entre setembro e outubro deste ano. Segundo ele, o novo modelo será fruto de um trabalho conjunto com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN) e trará mudanças profundas no sistema, hoje considerado por ele “o maior problema da cidade”. Ele falou sobre o assunto em entrevista concedida ao Diário do RN, nesta terça-feira (22).
“Estamos finalizando a modelagem da nova licitação com o Tribunal de Contas. A expectativa é que o edital saia entre setembro e outubro”, garantiu Paulinho.
O gestor reconheceu falhas históricas no serviço e atribuiu a baixa qualidade como um dos principais fatores da queda de passageiros no transporte coletivo, tendência que se intensificou com a pandemia e a popularização de aplicativos de mobilidade, como Uber.
“A pandemia, o crescimento de apps como Uber e o serviço mal prestado afastaram o usuário. As empresas perderam mais de 50% dos passageiros desde 2002”, disse.
O novo modelo, segundo ele, buscará modernizar a frota e oferecer mais conforto aos usuários. Paulinho promete ônibus com ar-condicionado e um serviço com continuidade e eficiência. “Em Maceió os ônibus têm ar-condicionado e Wi-Fi. Natal precisa seguir esse caminho”, exemplificou.
Apesar da promessa, a proposta de licitação ainda enfrenta ajustes técnicos. Em março, uma auditoria do TCE-RN apontou “equívocos e inconsistências” na minuta do edital que, se mantidos, poderiam gerar aumento no custo do subsídio público ao sistema. Segundo o relatório, a correção desses pontos pode representar uma economia de até R$ 14,3 milhões por ano, o que totalizaria R$ 286 milhões ao longo de toda a concessão. As falhas identificadas são de caráter recomendativo e se concentram principalmente na parte econômico-financeira do projeto.
Prefeitura estuda PPP para revitalizar Ribeira

O Prefeito Paulinho Freire, em entrevista ao Diário do RN, relembra que foi eleito vereador pela primeira vez em 1992 e naquela época já se falava em revitalização da Ribeira. Agora, prefeito da capital pretende realizar o feito e renovar o local que resguarda a memória da história de Natal.
Segundo ele, há um estudo, pela Prefeitura do Natal, para uma Parceria Público-Privada (PPP) para a revitalização do bairro, em parceria com empresários e especialistas.
“A Ribeira é um dos lugares mais bonitos do Brasil. Já trouxemos o mesmo arquiteto que fez o projeto do Pelourinho e ele ficou encantado com o potencial da área”, afirmou o prefeito, garantindo que a proposta para PPP que pode revitalizar a área deve ser apresentada ainda em agosto.
Ele também inclui a Cidade Alta nesta necessidade de renovação. Lá, a mudança no Plano Diretor já permite uso misto. “A Cidade Alta hoje é uso misto. E já vão dois shoppings populares, tem já um licenciamento para moradia. Então, eu acho que o povoamento vai começar a mudar a cara, primeiro, da Cidade Alta, e depois chegando até a Ribeira”.
Observando que a área que inclui, além da Ribeira e Cidade Alta, a Redinha, o Rio Potengi e o Forte dos Reis Magos como “o lugar mais lindo do mundo”, Paulinho afirma que o poder público não tem condições de revigorar o centro histórico sozinho.
“Eu acho que a gente tem que ir com compromisso e envolver a iniciativa privada, porque o poder público sozinho não tem como fazer”, disse.