O Instituto Nacional do Serviço Social (INSS) liberou a consulta aos valores que serão devolvidos para aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos de associações e entidades em seus benefícios entre os anos de 2020 e 2025. Os pagamentos do ressarcimento começarão a ser feitos a partir de 24 de julho.
Segundo o INSS, mais de 4,1 milhões de beneficiários já registraram a contestação por não reconhecerem os descontos em seus pagamentos. A consulta aos valores e o processo para garantir o reembolso podem ser feitos de forma digital ou presencial.
Quando será o pagamento?
O pagamento dos valores devolvidos começará em 24 de julho, com depósitos diários para 100 mil pessoas por dia, diretamente na conta onde o beneficiário já recebe sua aposentadoria ou pensão. Aqueles que já assinaram o acordo de ressarcimento receberão nos três primeiros dias úteis da operação.
A consulta ao calendário de pagamentos normais do INSS, que começam no dia 25 de julho, também já pode ser feita pelo Meu INSS.
Como consultar o valor a ser devolvido
A verificação do extrato pode ser feita de duas formas:
- Pela internet: Acesse o site ou aplicativo Meu INSS com seu login e senha do portal Gov.br. Na barra de busca, digite “Consultar Descontos de Entidades Associativas” ou “Extrato de Pagamento” para checar o valor.
- Presencialmente: Dirija-se a uma das agências dos Correios em todo o país.
Passo a passo para reaver o dinheiro
Para garantir a devolução, o beneficiário precisa seguir duas etapas: a contestação do desconto e, em seguida, a adesão ao acordo de ressarcimento.
1. Como fazer a CONTESTAÇÃO:
Se você não reconhece um desconto, primeiro precisa contestá-lo. Os canais ficarão disponíveis até, pelo menos, 14 de novembro de 2025.
- Aplicativo ou site Meu INSS
- Central de Atendimento 135 (ligação gratuita)
- Agências dos Correios
Após a contestação, a entidade tem 15 dias úteis para responder. Se não houver resposta, o sistema liberará a opção de adesão ao acordo.
2. Como fazer a ADESÃO ao acordo:
Este é o passo que confirma que você quer receber o dinheiro de volta.
- Cuidado: A adesão NÃO pode ser feita pelo telefone 135.
Use um dos seguintes canais:
- Aplicativo Meu INSS (passo a passo abaixo)
- Presencialmente nas agências dos Correios
Como aderir pelo aplicativo Meu INSS
- Acesse o aplicativo Meu INSS com seu CPF e senha.
- Vá até a opção “Consultar Pedidos” e clique em “Cumprir Exigência” em cada pedido de contestação aberto.
- Role a tela até o último comentário, leia com atenção e, no campo “Aceito receber”, selecione a opção “Sim”.
- Clique em “Enviar”.
Após esses passos, a adesão estará confirmada e basta aguardar o pagamento na data programada. O processo é gratuito e não exige o envio de documentos adicionais.
*Com informações R7

