A iniciativa Natal Capital da Educação foi oficialmente apresentada em uma coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (16). A proposta é audaciosa: transformar Natal em um centro nacional de educação durante uma semana, promovendo uma série de ações gratuitas voltadas à capacitação de professores das redes pública e privada.
O evento, que tem início já nesta quinta-feira (17), é organizado por uma associação sem fins lucrativos criada especialmente para este fim e já conta com mais de 50 entidades parceiras, incluindo associações e diversas instituições de ensino.
“É por ter indicadores que precisam melhorar que precisamos fomentar atividades como essa. Acreditamos que infraestrutura é importante, mas não mais do que as pessoas. Nosso slogan é ‘capacitação docente e dever diferente”, afirmou Bruno Felix, presidente da Natal Capital da Educação.
Apoio público e privado
A iniciativa une os setores público e privado em prol de um objetivo comum. Segundo o secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes de Sousa Neto, todas as 147 unidades educacionais da capital devem ser mobilizadas. Ele destacou que o evento representa uma oportunidade de ressignificar a educação municipal com o apoio da sociedade civil.
A importância da formação de qualidade também foi reforçada pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Natal (CDL), José Lucena. “Se não tivermos uma educação de qualidade, não conseguimos formar pessoas para inovar, empreender e desenvolver a cidade. A CDL apoia essa iniciativa por acreditar na formação como pilar do empreendedorismo e da cultura”, declarou.
ExpoEduc como evento âncora
A programação da semana inclui a ExpoEduc, que chega à sua 6ª edição em Natal consolidada como o segundo maior evento do Brasil no setor educacional e o maior de todas as regiões Norte e Nordeste.
Estão previstas palestras, workshops interativos e debates com mais de 130 especialistas de várias partes do país. A expectativa da organização é reunir cerca de 10 mil educadores por dia, transformando a cidade em um grande polo de conhecimento e troca de experiências.
*Com informações Ponta Negra News