Quatro astronautas que estavam na Estação Espacial Internacional embarcaram de volta à Terra e devem chegar no planeta terra nesta terça-feira (15), após um voo de aproximadamente de 22 horas. A viagem encerra a mais recente visita à estação, que durou cerca de 18 dias organizada pela startup Axiona Space, sediada no Texas, em parceria com a SpaceX, empresa de foguetes do Elon Musk.
A cápsula Crew Dragon que carrega o quarteto se desconectou do laboratório orbital na manhã da segunda-feira (14). Os tripulantes são aposentada na NASA, Peggy Whitson (65), e outros três companheiros Shubhanshu Shukla (39), da Índia, Sławosz Uznański-Wiśniewski (41), da Polônia, e Tibor Kapu (33), da Hungria.
Para Índia, Polônia e Hungria o lançamento marcou o primeiro voo espacial humano em mais de 40 anos e a primeira missão a enviar astronautas respectivos programas espaciais de seus governos para a estação espacial.
Apelidada de “Grace” pela tripulação, a cápsula recém-comissionada para o Axiom-4 foi lançada do Centro Espacial Kennedy da NASA em Cabo Canaveral, na Flórida, em 25 de junho, fazendo sua estreia como o quinto veículo da frota Crew Dragon da SpaceX.
*Com informações do Metrópoles

