ANTECIPADO
Deputado federal João Maia comete equívoco ao estabelecer a disputa pelas vagas ao Senado dando como certa a eleição do senador Styvenson Valentim. Há tempos que todos sabem que, na política e no futebol, não há vencedores ou perdedores antecipados. E João Maia também sabe disso. Aliás, ele fez parte de uma suposta vitória antecipada.
LEMBRANÇA
A eleição foi em 2014 e o então presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, conseguiu montar um palanque gigantesco em torno de seu nome. João Maia abandonou uma reeleição tranquila para ser vice de Henrique, numa eleição em que todos diziam que seria impossível o filho de Aluízio perder para um insosso Robinson Faria.
RESULTADO
Henrique fez uma campanha como um verdadeiro rolo compressor político, mas terminou perdendo a eleição no segundo turno para Robinson Faria, que tinha Fábio Dantas como vice. Ou seja: Ninguém ganha ou perde antecipadamente.
FÉRIAS
Em 2006, o então senador Garibaldi Filho era considerado o ‘governador de férias’. Chegou a eleição e o pai de Waltinho perdeu para Wilma de Faria, num pleito em que a mãe de Márcia saiu de uma desvantagem gigante e reverteu a situação, sendo reeleita governadora do RN.
NATAL
Para não ficar somente nos fatos de outrora, a última eleição municipal nos trouxe a consolidação de um aprendizado de que ninguém ganha ou perde de forma antecipada. Carlos Eduardo era considerado quase o ‘prefeito de férias’. Chegou a campanha e o filho de Agnelo sequer foi ao segundo turno. Paulinho Freire, que não era nem cotado, é o atual prefeito da capital.
ENGORDA
A secretária de Infraestrutura de Natal, Shirley Cavalcanti, afirmou que está estudando três alternativas para resolver o problema de drenagem na engorda de Ponta Negra. Atitude, acima de tudo, corajosa. Assume que há problema e estuda formas de solução. Tudo muito diferente do que ocorreu na gestão anterior.
ENGORDA II
A obra da engorda de Ponta Negra teve seus episódios pitorescos, em que o então prefeito Álvaro Dias atropelou tudo e todos para poder inaugurar e contabilizar como grande obra de sua gestão. Agora, a fatura chega e a atual gestão está tendo coragem de enfrentar e resolver o problema.
DRENAGEM
Desde que caiu a primeira chuva, ficou claro que havia problema na drenagem. O secretário Tiago Mesquita, que defendeu o indefensável, dizia que tudo estava dentro do planejado. E não estava. Bastava assumir. Agora, a atual gestão vai resolver um problema que poderia ter sido evitado, não fosse o atropelo de Álvaro e de Tiago.
TAXA
Absurdo o ato do tresloucado presidente dos EUA de, do nada, taxar em 50% os produtos brasileiros. Espera-se que os verdadeiros patriotas critiquem essa medida que prejudica o Brasil e os brasileiros. Apoiar Trump é, inevitavelmente, trabalhar e torcer contra o Brasil. E essa conta vai ser cobrada na eleição do próximo ano.
PATERNIDADE
Aliados da senadora Zenaide Maia não estão nada satisfeitos com o comportamento da direção da Liga contra o Câncer, que faz um verdadeiro carnaval para as emendas do senador Styvenson Valentim e omite o apoio dos demais parlamentares. Nesse caso, Zenaide mandou R$ 900 mil para a Liga e nunca disse que está construindo nenhum hospital.