A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu nesta terça-feira (8), um homem de 49 anos foragido da Justiça, investigado por um duplo homicídio ocorrido em agosto de 2024 no município de João Dias, Rio Grande do Norte. A prisão foi realizada durante uma fiscalização do Núcleo de Operações Especiais (NOE) na BR-230, em Santa Rita, Paraíba.
Segundo a PRF, os agentes identificaram um Chevrolet Onix vermelho trafegando de forma imprudente na rodovia. Após ordem de parada, o motorista demorou a estacionar e demonstrou nervosismo durante a abordagem. A documentação apresentada pelo condutor era falsa, o que motivou uma verificação aprofundada nos sistemas policiais.
Foi constatada a verdadeira identidade do homem, que possuía mandado de prisão em aberto por homicídio, com validade até dezembro de 2040. Ele confessou participação no assassinato do ex-prefeito de João Dias e do pai dele, crimes ocorridos em 2024 durante a campanha eleitoral do político.
Ainda conforme a PRF, o preso declarou ser integrante de uma facção criminosa e já ter cumprido mais de 20 anos em presídios do Rio Grande do Norte e Ceará, incluindo Alcaçuz (RN), Itaitinga (CE) e Pacatuba (CE). O detido foi encaminhado à Delegacia da Polícia Federal para os procedimentos legais. O passageiro do veículo não possuía pendências judiciais e permaneceu com a posse do automóvel.
Relembre o caso
Embora fosse conhecido como Marcelo, o nome do prefeito de João Dias era Francisco Damião de Oliveira, de 38 anos.
Ele era candidato à reeleição e, junto do pai, estava visitando casas de apoiadores no fim da manhã do dia 27 de agosto, por volta das 11h, no conjunto São Geraldo, em João Dias, quando criminosos distribuídos em dois veículos chegaram repentinamente ao local e atiraram contra os dois. Um segurança do gestor também foi baleado.
O pai do prefeito, Sandi Alves de Oliveira, de 58 anos, morreu na hora. Marcelo chegou a ser socorrido e deu entrada com vida em um hospital de Catolé do Rocha, na Paraíba, mas não resistiu aos ferimentos. Segundo a polícia, ele foi atingido por 11 disparos de arma de fogo.