O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta segunda-feira (7) que “há uma real possibilidade” de queda no preço da gasolina e do diesel nas próximas semanas. A condição para a redução, segundo ele, é a manutenção do atual patamar do preço do petróleo no mercado internacional.
A declaração foi dada durante a cúpula do Brics, no Rio de Janeiro. O ministro explicou que a recente diminuição da tensão no conflito entre Israel e Irã contribuiu para um cenário mais otimista. “Nós estávamos muito apreensivos, naturalmente, com essa guerra […]. A tensão diminuiu. Esperamos que termine”, disse Silveira em entrevista.
O ministro também ressaltou que o governo federal está atuando para garantir que as possíveis reduções cheguem efetivamente ao consumidor final. “O presidente Lula vem cobrando isso de forma reiterada para que, na bomba de combustível, cheguem as reduções feitas pela Petrobras”, afirmou. “E nós estamos trabalhando de forma fiscalizatória. Esse é o papel do governo”, acrescentou.
Brics e Transição Energética
Durante a cúpula, Silveira destacou que a sustentabilidade e a transição energética foram temas centrais nas discussões do Brics. Ele mencionou a importância do Novo Banco de Desenvolvimento (o “Banco do Brics”) como um agente financiador para esses projetos.
O ministro citou ainda a relevância da extração de minerais críticos, abundantes no Brasil e em outros países do bloco, como um pilar para a transição energética global, defendendo a busca por um equilíbrio entre a atividade econômica e a legislação ambiental.
*Com informações Agência Brasil

