BRASÍLIA
Senador Rogério Marinho saiu do hospital direto para a reunião do PL em Brasília. Sentou ao lado de Bolsonaro e Michelle. Assistiu ao primeiro embate entre criatura e criador. Radicais aplaudiram Bolsonaro, que estava insatisfeito com o comportamento de sua criatura, governador Tarcísio de Freitas.
VOTO
Deputados General Girão e Sargento Gonçalves não querem nem saber se a Reforma Tributária vai prejudicar ou ajudar União, Estados e Municípios. Vão votar contra a pedido de Bolsonaro, que também não viu e nem sabe detalhes do projeto. Esse tipo de posição e de oposição não é produtiva.
ENGORDA
Com a discussão no aspecto puramente técnico, fica cada vez mais claro que a Prefeitura de Natal quer fazer a obra de engorda de Ponta Negra de qualquer jeito, sem respeito às regras e consequências ambientais.
FAIXA
Um dos pontos mais graves do projeto de engorda feito pela empresa contratada pela Prefeitura de Natal é a divergência da faixa de areia pós engorda de Ponta Negra. O projeto aponta faixa de 38 metros; o prefeito fala em 100 metros.
FAIXA II
Para demonstrar que há uma ‘gambiarra’ no projeto da Prefeitura, o próprio município diz que a faixa de areia de 100 metros, apontada pelo prefeito Álvaro Dias, não está no relatório enviado ao Idema para a obtenção da licença ambiental.
FAIXA III
Ora, não precisa ser especialista para saber que o órgão ambiental emite a licença após a análise técnica do estudo enviado pela Prefeitura. Se o estudo aponta 38 metros de faixa de areia, a análise é feita sobre esse número. Como uma licença pode ser emitida para uma obra de 38 metros e depois ela chega a 100 metros?
DIVERGÊNCIA
A Prefeitura de Natal, diante da divergência de metragem da faixa de areia, poderia ter sido direta e objetiva, apontando onde está, em que documento está a referência aos 100 metros apontados pelo prefeito. Não aponta. Porque não há nenhum documento que aponte os 100 metros de engorda. E isso é grave.
CONSENSO
A obra de engorda de Ponta Negra é fundamental e oportuna, seja para os nativos e comerciantes, seja para os turistas. Quanto a isso não se discute. Ninguém, em sã consciência, pode ser contra essa obra e é inegável o esforço do prefeito Álvaro Dias para realiza-la.
CONSENSO II
Apesar de ser consenso a importância da obra, nenhuma interferência forte e agressiva no mar, com consequências diretas no meio ambiente, pode ser superveniente às exigências técnicas. Querer passar por cima de tudo com pressa e sem amparo técnico, exala desconfiança sobre outros interesses.