IMPRENSA
A classe política às vezes se move por reuniões sigilosas, as articulações que acontecem nos bastidores e muitas vezes a imprensa sequer sabe do que efetivamente aconteceu. Porém, às vezes, a classe política usa a imprensa de forma direta ou indireta para mandar os seus recados. E muitos desses recados, às vezes, chegam aos seus destinatários de maneira efetiva. Nessa última semana, nós tivemos um grande exemplo disso, principalmente pelo lado da oposição, mas o governo também mandou seus recados.
ENCURRALADA
A principal destinatária dos recados da oposição e do governo foi a senadora Zenaide Maia. Ela, que está aliada oficialmente ao prefeito de Mossoró, Alisson Bezerra, e aliada também oficialmente ao PT, ao governo Lula, ao governo Fátima, está numa situação delicada. E por isso, recebeu recados de ambos os lados. Zenaide está emparedada. O que ela vai fazer daqui por diante, ninguém sabe.
ENCURRALADA 2
O prefeito Allyson Bezerra mandou o seu recado. Zenaide não pode ficar com ele e com o Fátima ao mesmo tempo. Rogério Marinho já havia mandado um recado semelhante dizendo que não aceitava Zenaide no seu palanque. Styvenson nem se fala. Agora, a questão é: o governo também mandou o seu recado. Cadu Xavier disse que Zenaide, aliada de Allyson, não passa nem perto do grupo governista. Então, essa situação realmente é muito delicada. E esses recados também têm outras consequências.
LIBERDADE
É engraçado. O bolsonarismo vive falando em liberdade de expressão, mas quando é preciso tomar do próprio veneno, a situação da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro é um exemplo claríssimo de como a liberdade de expressão só é utilizada para os outros. Ou seja, para bater, para agredir, para ofender. Quando a questão é em si, a liberdade de expressão é vista de outra forma.
CRIME
O caso de Michele foi um caso típico. Uma apresentadora de TV disse que a ex-primeira-dama já havia sido garota de programa em vida pregressa. E ela, naturalmente, fez corretamente, entrou na justiça para repor a verdade e também limpar sua honra. Eis que Michele pediu para retirar a postagem, para apagar das redes sociais, para apagar da internet, tudo que havia sido dito sobre ela que era crime. Mas não foi bem assim.
CRIME DOIS
O juiz entendeu que o processo deve seguir, mas que não deve retirar o que foi dito pelas redes sociais simplesmente porque o que foi dito está amparado pela liberdade de expressão. Ou seja, esse caso de Michele serve para que os que estão mentindo sobre a liberdade de expressão, mentindo sobre censura, mentindo sobre o que acontece nas redes sociais, possam analisar com mais frieza isso que acontece. Você é vítima de um crime, mas não pode punir alguém que cometeu esse crime contra você e limpar sua imagem. A liberdade de expressão é maior do que isso. Pelo menos é o que está sendo posto agora nesse caso.
EXPRESSÃO
Portanto, como ficam aqueles que vivem falando em censura na internet, censura nas redes sociais, dizendo que regular as redes sociais, regulamentar as redes sociais, é censurar a liberdade de expressão? E agora, com esse processo de Michelle querendo retirar a postagem das redes sociais para apagar o que foi dito sobre ela, é censura ou é liberdade de expressão de quem disse isso contra ela? É preciso que as pessoas que vivem mentindo sobre isso analisem esse caso de Michel, que é um caso perfeito para o momento certo.
ANIVERSARIANTE
O dia de hoje é dedicado a Afonso Lemos. O que dizer de uma figura que tem 82 anos e pensa como um jovem, quer agir como um jovem, tem a política 24 horas no sangue, na veia, tem a vontade de ajudar as pessoas, é solidário com as pessoas, é amigo dos amigos, é família, é realmente indescritível falar sobre as qualidades, sobre Afonso Lemos de uma forma geral. Quero dizer, pai, te amo demais, te admiro muito e que Deus lhe dê tudo de bom e muitos anos de vida, muita saúde e paz no coração. Parabéns!