DESCARTE
Pela primeira vez desde que passou a falar sobre a sucessão 2026, o prefeito Alysson Bezerra cita a possibilidade de romper a aliança com a senadora Zenaide Maia. E o fez de forma explícita, direta.
ROMPIMENTO
Allyson citou possibilidade de rompimento com a mulher de Jaime na 96 FM. Ele disse claramente que pode haver afastamento dos dois se Zenaide ficar com a governadora Fátima Bezerra. Ele nunca havia exposto nenhuma condição para a permanência da aliança com a senadora. Agora, Allyson deu ultimato a Zenaide.
CENÁRIO
Para permanecer aliada de Allyson, Zenaide terá que romper com Fátima e com Lula. Nesse caso, sairia numa chapa independente com o prefeito de Mossoró, pois o grupo comandado pelo senador Rogério Marinho não aceita a mulher de Jaime no palanque.
APROXIMAÇÃO
Enquanto manda recado para Zenaide, Allyson atrai João Maia com a nomeação de Shirley Targino para a Ação Social em Mossoró. Pode ser desenhado um cenário em que Allyson seja candidato a governador com Zenaide e Shirley como suas duas senadoras.
CHAPA
Concretizado o afastamento de Allyson do grupo maior da oposição, uma chapa começa a ser desenhada de forma mais clara: Rogério Marinho governador, com Styvenson Valentim e Álvaro Dias como seus senadores. Chapa forte.
CHAPA
Pelo sistema governista, sendo mantida a candidatura de Cadu Xavier para governador, Fátima Bezerra será candidata ao Senado e o grupo terá que encontrar outro nome viável para a segunda vaga do Senado. Quem seria?
GOLPISTA
Depois que defecou slim na frente do ministro Alexandre de Moraes, o ex-presidente Jair Bolsonaro amargou a desnutrição de seu público fiel, também chamado de malucos. Mesmo assim, discursou pedindo metade da Câmara e do Senado para mandar mais do que o presidente da República. Discurso mais golpista que esse, somente o da reunião com seus ministros militares.
INFLUÊNCIA
Há quem veja nas decisões recentes do TCU, digitais da oposição potiguar nas denúncias e influência no Tribunal. Afinal, por mais que tenham tentado, o governo Fátima não carrega nenhuma mácula de corrupção em sua gestão. A insinuação ou suspeita até servem para tentar desgastar momentaneamente, mas não perduram.
PASSADO
Foi assim no passado, quando inventaram a CPI da Covid para tentar desgastar moralmente o governo Fátima Bezerra. Investigaram até o tamanho das luvas e terminaram por dar um atestado de honestidade para a irmã de Tetê. Você pode até discordar da governadora ou desaprovar sua gestão, mas sabe que Fátima é limpa e nunca sujou as mãos com corrupção.
OBJETIVO
A oposição já tentou de tudo para destruir a governadora. Em 2022, diziam que sua desaprovação seria transformada em derrota eleitoral. Ela ganhou no primeiro turno. O objetivo de ontem é o mesmo do de hoje: Desgastar moralmente o governo.
OBJETIVO II
Agora, diante da visível recuperação do discurso positivo, aparecem problemas com duas licitações, provocados por interesses contrariados de empresas e a oposição fica em êxtase. Logo logo esse fogo apaga e precisam buscar outro discurso com o mesmo objetivo.