Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 que tiveram o pedido de atendimento especializado indeferido têm até esta quarta-feira (2) para solicitar recurso. A solicitação será analisada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Para que o pedido seja reconsiderado, o participante deve enviar a documentação comprobatória da condição declarada no momento da inscrição. O envio deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante.
Os documentos devem estar nos formatos PDF, PNG ou JPG, com tamanho máximo de 2MB, ser legíveis e estar redigidos em língua portuguesa.
Requisitos para os documentos:
As declarações devem conter:
- Nome completo do participante
- Diagnóstico detalhado e/ou código CID-10
- Assinatura e identificação do profissional responsável, com registro no CRM, RMS ou outro órgão competente
O Inep alerta para que não sejam enviados laudos incompletos, o que pode resultar em nova negativa do pedido.
Quem pode solicitar atendimento especializado:
- Pessoas com deficiência (PCD)
- Idosos
- Gestantes
- Lactantes
- Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
- Candidatos com dislexia ou déficit de atenção, entre outros
Se o recurso for aceito, o participante poderá contar com provas em braile, sala individual, tempo adicional, leitor de tela, letra ampliada, guia-intérprete, mobiliário adaptado, entre outros apoios específicos.
Também é permitido o uso de materiais próprios, como: Máquina de escrever em braile, óculos especiais, bolsa de colostomia, medidor de glicose, bomba de insulina
Todos os itens autorizados estão detalhados no edital do Enem 2025. No dia das provas, os materiais serão vistoriados pelo chefe de sala para garantir a lisura do exame.
*Com informações da Agência Brasil