Na manhã desta segunda-feira (5), o Ministério das Relações Exteriores do Brasil divulgou uma nota oficial em resposta à interceptação do navio Madleen, que transportava ajuda humanitária para Gaza. A embarcação foi detida pela marinha israelense neste domingo (08), com uma tripulação composta por 12 ativistas, incluindo o brasileiro Thiago Ávila.
O governo brasileiro expressou sua preocupação com a situação e reafirmou o princípio da liberdade de navegação em águas internacionais. “Ao recordar o princípio da liberdade de navegação em águas internacionais, o Brasil insta o governo israelense a libertar os tripulantes detidos”, disse a nota.
Além disso, o comunicado enfatiza a “necessidade de que Israel remova imediatamente todas as restrições à entrada de ajuda humanitária em território palestino, de acordo com suas obrigações como potência ocupante.”
As Embaixadas brasileiras na região estão em alerta e preparadas para oferecer a assistência consular necessária, conforme estipulado pela Convenção de Viena sobre Relações Consulares.