O 7º Festival de Teatro para Infância de Natal começou nessa segunda-feira (7) trazendo alegria e diversão às crianças da rede pública de ensino da região metropolitana do Natal. O Festin, que segue até domingo (13), promete movimentar a capital potiguar com uma programação inclusiva, formativa e totalmente gratuita. Com apresentações no Teatro Alberto Maranhão (TAM) e no Praia Shopping, o festival aposta na acessibilidade e em ações pedagógicas para democratizar o acesso à arte cênica.
A peça de abertura foi “Canções daqui, conto do mundo”, da Companhia Pão Doce de Teatro, de Mossoró. Entre as novidades deste ano, destaque para a inclusão de tradução em Libras em todos os espetáculos, garantindo acessibilidade para o público surdo. “Nosso objetivo é proporcionar uma experiência teatral acessível a todas as crianças, independentemente de suas condições”, afirma Amaury Veríssimo Júnior, idealizador e diretor-geral do festival. “Com a inclusão das Libras e a participação de escolas públicas, esperamos que mais crianças possam vivenciar a magia do teatro pela primeira vez.”
A programação artística reúne grupos e companhias do Nordeste, com espetáculos de diferentes linguagens e temas que exploram cidadania, diversidade e imaginação. O público poderá conferir desde adaptações de fábulas clássicas até espetáculos multissensoriais e números circenses, sempre com entrada franca. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada apresentação na bilheteria do teatro.
O Festin também conta com o IV Simpósio Nacional de Teatro Infantojuvenil, que trará palestras, debates e workshops voltados a profissionais, estudantes e interessados no universo teatral. As atividades formativas ocorrerão no Teatro Alberto Maranhão e têm como foco a troca de conhecimentos e a reflexão sobre novas tendências do teatro infantojuvenil. Uma parceria inédita com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).