ARTICULAÇÕES
Momento é de articulação silenciosa entre pré-candidatos, para garantir apoios e recursos do fundo eleitoral. Momento também de articulação para definir vice.
NOME
No caso da candidatura de Natália Bonavides, o MDB quer indicar a vereadora Ana Paula como vice. O ex-vereador Júlio Protásio, marido de Ana Paula, seria o candidato a vereador para puxar a nominata. A chapa das mulheres poderia ter um apelo diferenciado no pleito.
HOMENS
No caso de Carlos Eduardo, o filho de Agnelo caminha para fechar a chapa com o ex-deputado Kelps Lima, que já disputou o cargo de prefeito contra o próprio Carlos Eduardo. A chapa só com homens pode não ter apelo e representatividade feminina.
AVANTE
Rafael Motta está livre para buscar seu ou sua companheira de chapa que tenha alguma representatividade. O vice soma com prestígio, voto, estrutura ou dinheiro.
FECHADA
A chapa de Paulinho Freire foi fechada no dia em que o prefeito Álvaro Dias anunciou seu apoio e indicou a ex-secretária Joanna Guerra como companheira de chapa de Paulinho.
EVENTOS
Os pré-candidatos começaram pra valer a participação em eventos organizados por lideranças políticas em locais fechados. Quem intensificar a presença nesses locais, com o maior número de pessoas, tende a chegar mais perto do eleitor e aparecer melhor nas pesquisas.
DEBATE
Por enquanto, a eleição de Natal tem 6 candidaturas postas, sendo quatro principais: Carlos Eduardo, Paulinho Freire, Natália Bonavides e Rafael Motta.
DEBATE II
Quando a campanha começar efetivamente, deveremos ter a realização de debates entre os principais nomes. Os quatros falam bem e todos têm desenvoltura e experiência política suficiente para uma rica discussão sobre os problemas da cidade.
PASSADO
Carlos Eduardo é o único com passado de gestor da capital a ser confrontado com o que fez e o que deixou de fazer. O passado que é lembrado positivamente pelo eleitor para deixar o filho de Agnelo na liderança das pesquisas, é o mesmo que o deixará em dificuldade para responder situações indigestas.
PASSADO II
Paulinho Freire vai ser confrontado com seu passado de vereador que apoiou a gestão de Carlos Eduardo e ocupou o cargo de vice de Micarla.
PASSADO III
Rafael Motta foi aliado de Natália, adversário de Carlos Eduardo e secretário de Álvaro. Será lembrado pelas oscilações pendulares de suas posições políticas.
PASSADO IV
Natália Bonavides é a única que não tem nenhuma cobrança a ser feita em relação a Natal. Mas votou em Carlos Eduardo para senador.
PRESENTE
O passado vai virar presente quando a campanha começar. Vídeos antigos voltarão para assombrar quem tiver com que se assustar. Mesmo com uma campanha em dois turnos, a peia vai cantar no primeiro turno até saber quem realmente vai ocupar um lugar no segundo tempo da disputa.

