Nesta segunda (14), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Rio Grande do Norte, abriu 510 vagas para cursos técnicos gratuitos e presenciais em Natal e Mossoró. Com inscrições gratuitas, as áreas de formação variam de acordo com o município e incluem Eletrotécnica, Eletromecânica, Refrigeração, Petróleo e Gás, Administração e Segurança no Trabalho.
As inscrições para a formação pode ser feita exclusivamente através do site oficial da Senai, onde está disponível a errata do edital e o edital oficial – as inscrições ficarão disponíveis até o dia 30 de julho. De acordo com a Senai, o público-alvo para os cursos são pessoas a partir de 16 anos, com Ensino Médio concluído ou em andamento, dependendo da área escolhida. A instituição ainda diz que, a seleção será realizada por ordem de inscrição e mediante apresentação da documentação exigida no edital.
Dentre as informações do documento, o estudante deve apresentar condição de renda baixa autodeclarada, RG ou CNH, CPF, certificado de conclusão do ensino médio ou comprovante de matrícula se cursando 2° ou 3° série do ensino médio e CPF E RG do responsável legal – no caso do estudante menor de idade.

Veja as vagas de Natal (CTGAS-ER):
- Técnico em Administração (2 turmas matutinas)
Carga horária: 820 horas - Técnico em Eletromecânica (vespertino)
Carga horária: 1440 horas - Técnico em Eletrotécnica (matutino e vespertino)
Carga horária: 1.260 horas - Técnico em Refrigeração (vespertino)
Carga horária: 1.200
(São oferecidas 45 vagas em cada curso)
Veja as vagas de Mossoró (CETIB):
- Técnico em Administração
Carga horária: 820 horas - Técnico em Eletromecânica
Carga horária: 1440 horas - Técnico em Petróleo e Gás
Carga horária: 1.200 horas - Técnico em Segurança do Trabalho
Carga horária: 1.200 horas - Técnico em Refrigeração
Carga horária: 1.200 horas - Técnico em Eletrotécnica
Carga horária: 1260 horas
(Todos no turno vespertino, com 40 vagas, cada)
Para o diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello, a oferta gratuita dos cursos técnicos representa um caminho concreto para a inserção no mercado de trabalho e o alcance de remunerações acima da média: “O conhecimento dos cursos técnicos traz uma taxa de ocupação muito importante para a sociedade. São cursos longos, que nem sempre as pessoas têm condição de pagar e, então, por meio do Programa, nós temos uma belíssima oportunidade para quem quer estudar e se preparar para as oportunidades de emprego ou de ocupação, o que inclui abrir o próprio negócio” – observa o diretor.
É importante destacar que, dados divulgados pela instituição apontam que profissionais de nível técnico, quando comparados com os de nível médio, chegam a ganhar cerca de 40% a mais no Rio Grande do Norte. Além disso, pesquisa com ex-alunos mostram que quase 90% dos egressos estão ocupados profissionalmente.