A tradição da Festa de Reis, em Natal, tem importância na cultura popular e na fé que se renova a cada 6 de janeiro, quando potiguares de vários municípios do estado e peregrinos até de fora do RN vêm caminhar com os Reis na procissão das 16h. Essa é a segunda festa mais antiga do RN e suas manifestações moldaram a cultura, religiosidade e costumes da sociedade potiguar. A primeira edição aconteceu na inauguração do Forte dos Reis Magos, onde foram entronizadas as imagens dos Três Reis Magos, doadas pela coroa portuguesa para a cidade que nascia sob os auspícios do Natal do Senhor.
Promovida pelo Santuário dos Santos Reis, as comemorações iniciaram no dia 27 de dezembro e seguem até a próxima sexta-feira (6), no histórico e tradicional bairro de Santos Reis. Para o Padre Francisco Lima, pároco da Sagrada Família e responsável pelo Santuário dos Santos Reis “O dia de Reis em Natal é o mais piedoso de todos do Brasil, e os registros nos sites e blogs de todo o país comprovam isso. Uma comoção geral se apodera de quem chega ao Santuário e contempla as imagens vindas de Portugal há mais de 400 anos. Os ex-votos (réplicas de membros do corpo e outros objetos) são deixados no Santuário, comprovando as graças recebidas, testemunhas silenciosas da fé ”.
Tamanha grandeza reforça a importância histórica e cultural que estimula o turismo religioso amparado na fé e o pároco ressalta: “Toda ação da fé cristã se origina no meio do povo, por isso tem o jeito daquele povo, a cultura também se forma com e pelas ações religiosas, como podemos comprovar pelos relatos históricos de Câmara Cascudo, do professor José Melquíades e até das crônicas enviadas pelos governadores da Capitania do Rio Grande ao reino português nos idos de 1500. Promover ou participar da Festa de Reis de Natal é incrementar esse cenário e dar continuidade à história que orgulha o povo potiguar” e para o setor turístico, Francisco Lima, ressalta a importância da festividade: “Para o turismo, sei que ainda há muito o que se descobrir na Festa de Reis. Precisamos trazer os turistas para nossa Festa porque eles ainda não descobriram tudo o que há para ver por aqui nesses dias, em especial no dia 06 de janeiro. O RN tem uma cultura que desfila na Festa de Reis. Precisamos institucionalizar e divulgar isso”.
PROGRAMAÇÃO:
O dia 6 de janeiro, feriado municipal em Natal, é o ponto alto da Festa dos Copadroeiros da Cidade. Nesse dia, serão realizadas 03 Missas e batizados pela manhã, a procissão tradicional à tarde, seguida de Missa Solene com o Arcebispo, Dom Jaime.