A AGU (Advocacia Geral da União) solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF), na noite deste sábado (19), uma investigação para apurar se houve atuação no mercado financeiro brasileiro em um suposto esquema de lucro com operações de câmbio feitas a partir de informações privilegiadas antes e depois de anúncios de taxação pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Uma apuração da TV Globo, desta sexta (18), mostrou que houve compras de dólares em grandes quantidades no Brasil horas antes do anúncio de Donald Trump sobre a taxação de 50% às importações do Brasil para os EUA.
A mesma reportagem mostra que horas depois do anúncio houve venda de um grande volume de dólares.
A prática de operar no mercado financeiro a partir de informações privilegiadas é considerada crime. A AGU também acionou a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), via Procuradoria-Geral da República (PGR).
A petição ao STF ocorreu no âmbito do inquérito que investiga a atuação do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos, pela prática dos possíveis crimes de coação no curso do processo e tentativa de obstrução à Justiça.
Eduardo está nos EUA alegando buscar sanções contra o ministro do Supremo Alexandre de Moraes, relator de inquéritos e processos que miram o pai do deputado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), e aliados.
Neste contexto, Eduardo celebrou o anúncio do tarifaço, assim como o do cancelamento do visto americano de Moraes.
Operações financeiras suspeitas
Spencer Hakimian, fundador da Tolou Capital Management, analisa e publica em sua conta no X alguns desses movimentos que indicam práticas corruptas.
“Alguém divulgou a notícia sobre a tarifa [de 50%] no Brasil. [Outro] Alguém comprou uma quantia ENORME de dólares americanos e vendeu a descoberto [estratégia para lucrar com a queda do preço de um ativo] BRL (moeda brasileira) às 13h32 [14h32 no Brasil]. O anúncio da tarifa de 50% foi feito às 16h19 [17h19 no Brasil]”, ele relata em uma das publicações.
Após o anúncio da tarifa, Hakimian mostra que esse investidor encerrou a operação e teve cerca de 25% a 50% de lucro em menos de três horas.
*Com informações da CNN e TV Globo